Prossegue até domingo, dia 20 de Novembro, a XIII Mostra de Doces e Licores Conventuais no Mosteiro de Alcobaça. Por estes dias, todos os caminhos dos mais ou menos gulosos vão dar às salas do monumento cisterciense, onde verdadeiras iguarias trazem para os dias de hoje receitas que durante muito tempo foram guardadas em segredo pelos monges e monjas que habitavam os mosteiros e conventos.
O açúcar e os ovos dão o sabor e a cor a uma mostra que tem atraído anualmente cerca de 35 mil pessoas a Alcobaça, um número que a autarquia local, responsável pelo evento, quer ver superado na edição deste ano. Para os receber estão cerca de 40 stands com representações de norte a sul do país e de Bélgica, França e Brasil.
Mas nem só de gulodice se faz esta mostra. Há ateliês de cozinha e doçaria para grandes e pequenos, teatro, música e muita animação. Hoje, dia 18, pode ver-se a peça “Portugal Conventual ou o guloso do seu Rei” às 11h00 e às 15h30 e à noite, pelas 21h00, actuam Ana Amaro e Hugo trindade.
Amanhã são os 4Voices que animam a mostra à tarde, com apresentação às 16h00, e às 21h00 é a vez do Vestea Cantata. Entre as 16h00 e as 23h00 o grupo de teatro da Casa da Cultura de São Martinho do Porto recria cânticos e concertos de sinetas. Recriação que se repete no domingo, entre as 16h00 e as 19h00. O grupo 4Voices volta a actuar no último dia da mostra, pelas 16h00.
Hoje e amanhã, a Mostra de Doces e Licores Conventuais pode ser visitada entre as 10h00 e as 23h00. No domingo a mostra fecha às 19h00. As entradas só são pagas a partir dos 12 anos e custam um euro por dia ou 2,5 para quem optar pela pulseira livre-trânsito que dá acesso ao evento todos os dias.