Domingos com promoção de saúde em Alcobaça

0
434
A iniciativa Saúde nas Colectividades está de volta ao concelho de Alcobaça neste mês de Maio, mas nesta sua oitava edição, ganhou um novo nome: Pró-Saúde em Alcobaça.
O pressuposto mantém-se. Todas as manhãs de domingo, uma localidade do concelho acolhe uma campanha de sensibilização e prevenção na área da saúde e hábitos saudáveis, numa acção da Câmara de Alcobaça, sob coordenação da Unidade de Veterinária e Saúde Pública.
Rastreios de colesterol, glicémia, tensão arterial, índice de massa corporal e avaliação postural, actividade física, sensibilização para hábitos saudáveis e para as questões ambientais são algumas das actividades que serão levadas a cabo.

No Pró-Saúde podem ainda beneficiar-se de serviços de saúde pública veterinária, como campanha de vacinação antirrábica, identificação electrónica, plano de controlo de animais potencialmente perigosos e zoonoses (doenças de animais que são transmissíveis aos humanos). E no que diz respeito à sensibilização ambiental vai proceder-se à recolha de resíduos especiais, como radiografias, protectores solares, produtos de higiene pessoal e medicamentos fora de validade, fitofármacos, tinteiros e toners usados.
A iniciativa arranca este domingo, 5 de Maio, em Cós, na Associação Desportiva e Cultural local. A 12 de Maio segue para a Associação Recreativa e de Solidariedade Social da Boavista e no domingo seguinte (19 de Maio) passa pelo Externato Cooperativo da Benedita. O último local de paragem do “Pró-Saúde” é no Clube de Ténis de Alcobaça, no dia 26 de Maio. J.F.