Duna de Salir vai ser monumento natural local

0
868
A Duna de Salir do Porto será a “rainha” no projeto de classificação da autarquia, que abrange toda a zona de arribas até à Foz do Arelho

O processo de classificação da Duna de Salir do Porto como Monumento Natural Local está em fase final e deverá ser concluído nas próximas semanas, adiantou Vítor Marques, presidente da Câmara das Caldas. A iniciativa, promovida pela autarquia, em articulação com o ICNF e o Geoparque Oeste, pretende garantir a preservação e valorização deste património natural único.

A Duna de Salir, considerada a maior duna consolidada de Portugal, será reconhecida pelo seu valor geológico, paisagístico e educativo. O processo, de âmbito local, permitirá à autarquia assegurar uma gestão próxima e eficaz do território, podendo futuramente evoluir para uma classificação nacional, ou a integração na rede nacional.

Segundo o presidente da Câmara, Vítor Marques, esta distinção representa “um momento importante para o concelho”, lembrando que a duna “é o maior monumento natural do nosso território e um dos mais expressivos da região Oeste”. O autarca destacou ainda o trabalho técnico desenvolvido pelo município na área do ambiente, com vista à valorização do património natural.

- publicidade -

A proposta será apresentada para aprovação em reunião de Câmara, para depois ser ratificada pela Assembleia Municipal, num processo que deverá ser breve. Além da Duna de Salir, a classificação integrará ainda as Jazidas Jurássicas, em articulação com o Geoparque do Oeste.

Para Carlos Albuquerque, diretor regional do ICNF, a Duna de Salir “é, em termos de expressão e dimensão, a mais significativa do país”, e “a sua singularidade justifica plenamente a distinção”.

Com a classificação, a Câmara poderá implementar medidas de conservação, monitorização e educação ambiental, reforçando o compromisso do concelho com a defesa e valorização do seu património natural.

- publicidade -