Projeto FOZge Comigo leva as duas ciclistas a percorrer a maior estrada do país
Saíram na segunda-feira de Chaves as duas ciclistas que vão percorrer a Estrada Nacional 2 até Faro com o objetivo de dar a conhecer e promover turisticamente a Foz do Arelho.
Margarida e Cristina de Carvalho são de Fátima, mas residem nesta localidade há três anos, de onde fizeram uma partida simbólica no domingo, desde a Junta de Freguesia até à Câmara das Caldas, acompanhadas por cerca de uma dezena de jovens atletas da Caldas Ecosprint/E.Leclerc.
À espera da dupla de ciclistas, que são funcionárias da Junta de Freguesia, estava o executivo da Câmara caldense e alguns apoiantes e familiares da dupla de ciclistas.
Na pequena cerimónia, em frente aos Paços do Concelho, a dupla revelou que já tinha intenção de fazer esta viagem, mas que desta forma “tem um propósito maior” e que vestiram, literalmente, a camisola da Foz do Arelho. “Vamos sofrer um bocadinho”, admitiram as ciclistas, mostrando-se ainda assim otimistas.
O presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho, Fernando Sousa, explicou que decidiram fazer esta etapa inaugural entre a Foz e as Caldas da Rainha porque “a Câmara Municipal das Caldas é parte integrante deste projeto”.
O autarca disse que não pretendem que a dupla atinja grandes velocidades, mas que têm a expectativa de conseguir terminar a rota no sábado à noite, em Faro. “Vão ser seis dias de muita luta”, salientou o autarca fozense.
A comitiva irá passar por 35 Câmaras municipais e três Juntas de Freguesia, distribuindo e recolhendo brindes nas várias paragens. O objetivo é que, posteriormente, os brindes recolhidos pelo caminho sejam todos expostos. “No final queremos fazer uma exposição e convidar os municípios a visitarem”, divulgou Fernando Sousa.
Por sua vez, a vereadora com o pelouro do turismo na Câmara das Caldas, Conceição Henriques, disse que o projeto do Fozge Comigo “é exemplar de como fazer um projeto turístico, identitário e cultural ao mesmo tempo”, descrevendo-o como “inspirador”.
Já o presidente da Câmara, Vítor Marques, caracterizou a Foz do Arelho como uma “Bela Adormecida”, notando que têm procurado “dar notoriedade à Foz”, especialmente através da divulgação.
“Não é preciso inventar nada para ter notoriedade na Foz, é só mostrar a sua beleza”, afirmou o edil caldense, antes de salientar que o projeto FOZge Comigo já “não pode parar”, aguardando já uma terceira fase do mesmo.
A dupla seguiu para Chaves, de onde se iniciou a aventura pelos 746 quilómetros da EN2, na manhã desta segunda-feira.
Logo no primeiro dia passaram por Vila Pouca de Aguiar e por Vila Real, antes de Santa Marta de Penaguião e Peso da Régua, para terminar o dia em Lamego, onde repousaram.
Diariamente a dupla vai percorrer uma média superior a 100 quilómetros.
Para esta terça-feira (data de fecho da edição) estava prevista a ida até Santa Comba Dão e, no dia seguinte, até Pedrogão Grande.
Depois segue-se o percurso até Ponte de Sor, a pernoitar em Montargil.
No penúltimo dia Cristina e Margarida de Carvalho irão até Ferreira do Alentejo, sendo a última etapa desde este ponto até ao final da EN2, em Faro, onde se realizará uma cerimónia de encerramento. ■