ESAD.CR lotou todas as vagas na primeira fase

0
298
A escola de artes caldense preencheu todas as 352 vagas disponibilizadas

Politécnico de Leiria teve maior taxa de colocações de sempre

Foram divulgadas pela Direção-geral do Ensino Superior as colocações referentes à primeira fase e a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) ficou com totalmente as vagas preenchidas. Este ano, o Politécnico de Leiria registou a sua maior taxa de colocações de sempre na primeira fase, com 93,2% dos lugares preenchidos.
A ESAD.CR contou este ano com mais sete vagas para alunos de primeiro ano, com um total de 352, e todos os lugares ficaram já preenchidos. A escola de artes caldense tem, já nos últimos anos, tido taxas de colocação muito elevadas, próximo dos 100%, mas este ano conseguiu mesmo o pleno.
O curso com nota de entrada mais elevada é o de Artes Plásticas, com 16,56 valores. O de Design Gráfico e Multimédia aproxima-se, com 16,18 valores. A nota mais baixa de entrada na ESAD.CR foi no curso de Programação e Produção Cultural, com uma nota de 13,52 valores. A escola caldense é, de resto, a escola do Politécnico de Leiria com as notas mínimas de acesso mais altas.
Politécnico de Leiria atingiu este ano a maior taxa de colocações de sempre na primeira fase. A instituição colocou um total de 1.830 novos estudantes nas suas licenciaturas na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, ocupando 93,2% das 1.963 vagas disponíveis nesta primeira fase.
Além dos 9 cursos da ESAD.CR, o IPL teve mais 25 cursos com todas as vagas ocupadas. A Escola Superior de Saúde (ESSLei) também ficou com a lista completa logo na primeira fase e a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) obteve uma taxa de ocupação de 99,4%. A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), de Peniche, foi a que teve menor procura nesta primeira fase, ocupando 74,7%. A escola de Peniche teve três cursos com listas completas (Gestão de Eventos, Biologia Marinha e Biotecnologia), mas o de Engenharia Alimentar ficou vazio. A ESTM ficou com 74 das 296 vagas por preencher.
Também a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, do Politécnico de Santarém, teve uma taxa de colocações muito elevada. A ESDRM preencheu 99,3% das 272 vagas, ficando apenas com duas por preencher no curso de Desporto de Natureza e Turismo Ativo. Gestão das Organizações Desportivas é o curso com nota mínima de entrada mais elevada, 13,32 valores.
“Estes resultados são, portanto, bastante significativos e importantes, demonstrando não só a qualidade da oferta formativa do Politécnico de Leiria, como o seu reconhecimento nacional e internacional, enquanto instituição de ensino superior de referência”, comentou Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria. ■