A campanha de escavações “S. Lourenço dos Francos: entre o Mundo Romano, a Antiguidade Tardia e a Alta Idade Média” está a decorrer até 15 de setembro, no sítio arqueológico de S. Lourenço dos Francos, na União de Freguesias de Miragaia e Marteleira.
A campanha decorre no âmbito do Projeto Plurianual de Arqueologia deste que é um sítio “relevantíssimo para a compreensão da história da ocupação romana e medieval da Lourinhã.
Trata-se de um local com um vasto número de indícios arqueológicos de época romana, duas lagaretas para fazer vinho ou azeite, de época romana, mais de 1500 artefactos registados de época romana e diversas estruturas arqueológicas (muros) já identificados através do sistema de Georradar”, explicou o município. “Os objetivos para a campanha de escavações de 2023 são a delimitação de parte da área funcional da pars rustica (lagar), contextualização da unidade cronológica principal, recolha de artefactos arqueológicos que possibilitem uma datação mais assertiva do local, análise da estratigrafia existente, modelação digital das realidades arqueológicas identificadas, etc.”.
A campanha iniciar-se-á com uma escavação arqueológica com uma equipa de arqueólogos e voluntários de universidades portuguesas (Coimbra e Porto), alunos do Brasil que estudam arqueologia em Portugal e colaboradores da Universidade de Pula, na Croácia. A escavação vai estar aberta ao público e alunos das escolas durante a intervenção. ■