Escola Básica D. João II termina ano lectivo em festa com o Dia do Agrupamento

0
1346
Gazeta das Caldas
Para muitos alunos do 1º ciclo, foi a primeira vez que observaram orgãos como o fígado, o coração ou os pulmões
- publicidade -

Pelo oitavo ano consecutivo, a Escola Básica D. João II celebrou o Dia do Agrupamento e abriu as portas para receber 340 alunos do 1º ciclo. À sua espera tinham mais de 30 actividades diferentes: desde dança, exposições, experiências laboratoriais, jogos didáticos, torneios desportivos, concertos de música, pinturas faciais e sessões de leitura.

Gazeta das Caldas
Os alunos da escola D. João II numa demonstração de flauta

São 9h30 da manhã e é quinta-feira (7 de Junho). Hoje não é um dia normal na Escola Básica D. João II. É dia de receber os alunos do 1º ciclo (3º e 4º anos) das várias escolas do Agrupamento: são mais de 300 e vêm da Encosta do Sol, Tornada, Avenal, Chão da Parada, Reguengo da Parada, Nª Sra. do Pópulo, Campo, Coto e Salir de Matos.
À sua espera estão os finalistas do 9º ano, que embora tenham terminado as aulas no dia anterior, fazem questão de vestir a ‘camisola do agrupamento’ uma última vez. Esta é também a sua festa de despedida, pois no próximo ano lectivo prosseguirão os estudos noutra escola com ensino secundário.
“É um último desafio que encaramos com muito gosto e responsabilidade”, diz a jovem Beatriz Runa, explicando que os guias têm a função de “mostrar aos alunos mais novos as muitas actividades que a escola tem para oferecer e como não há motivo para terem receio do 5º ano, que é também um novo ciclo em que muda muita coisa”.
Os finalistas que guiam os alunos encontram-se mascarados de conhecidas personagens do imaginário infantil, precisamente para que o tempo da visita seja o mais divertido possível. “Os Dias do Agrupamento sempre foram os meus favoritos e é essa marca que quero deixar nos alunos que nos visitam hoje”, acrescenta Teresa Costa, salientando que a Escola Básica D. João II é um espaço onde as “crianças podem ser felizes”.
A primeira actividade a que assistimos é um concerto em que os estudantes de Educação Musical apresentam peças tocadas em flauta. À tarde, será a vez dos aprendizes do Conservatório de Música das Caldas subirem ao palco do auditório. Em praticamente todos os cantos da escola existem iniciativas a decorrer. Num dos blocos está a realizar-se a “Festa das Línguas”, com as disciplinas de Inglês, Alemão, Português, Francês e Espanhol. Aqui promovem-se jogos didáticos, ensinam-se novas palavras, expõem-se trabalhos desenvolvidos ao longo do ano e partilham-se fotografias dos últimos intercâmbios e das visitas de estudo. Há também um corredor em que os alunos pintam ao vivo e várias bancadas com comida.
Do outro lado da escola fica o bloco das Ciências e da Matemática, onde os alunos são alertados para os malefícios do açúcar e para doenças como a obesidade, o AVC ou o VIH. É-lhes mostrada uma roda dos alimentos e servida uma bebida de frutas saudável. Os mais novos são também convidados a observar órgãos pela primeira vez, a espreitar ao microscópio, aprendem que há bactérias saudáveis (presentes nos iogurtes, por exemplo) e quais são as reacções que ocorrem no interior da Terra. Neste bloco há ainda vários laboratórios a funcionar em que são os próprios alunos da escola que demonstram as experiências, criando-se assim um primeiro contacto entre os alunos do 1º ciclo e as disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química.
As demonstrações de dança animam o palco exterior da escola, enquanto outro espaço bastante concorrido é a sala “Lanparty”, dinamizada pelo curso de Operador de Informática, onde se disputa um torneio de Fifa (PlayStation) e há vários computadores disponíveis com jogos e questionários.
Do programa do Dia do Agrupamento constam mais de 30 actividades, destacando-se ainda iniciativas como a entrega das medalhas aos alunos que se distinguiram ao longo do ano (premiando-se não só feitos académicos, como também atitudes de mérito), uma sessão com os encarregados de educação de partilha das suas profissões e várias actividades desportivas.

- publicidade -

“UMA FESTA DE ALUNOS PARA ALUNOS”

Esta é oitava edição do Dia do Agrupamento da Escola D. João II. Para o director, Jorge Graça, esta é “uma festa feita por alunos para outros alunos que une toda a comunidade escolar”.
Este ano, pela primeira vez, as 341 crianças do 1º ciclo passaram todo o dia na escola sede do Agrupamento, almoçando no estabelecimento. “Durante o ano, os alunos têm os seus clubes de futebol, mas neste dia vestem a camisola do clube do Agrupamento”, acrescenta o responsável, salientando que a iniciativa serve também para demonstrar que a escola “tem um ambiente familiar em que alunos e professores criam uma relação de proximidade”.
O Agrupamento de Escolas D. João II integra 15 estabelecimentos de ensino e serve 2100 alunos.

- publicidade -