Escola Bordalo Pinheiro recebe alunos e professores da Alemanha, Finlândia e Letónia

0
638
A Escola caldense vai receber três dezenas de alunos estrangeiros

Entre os dias 4 e 11 de Maio de 2011, a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro vai ser a anfitriã do 18º Encontro dos Dias da Europa no qual participarão 30 alunos e 10 professores de escolas da Alemanha, Finlândia e Letónia. Estas são parceiras da Bordalo no âmbito do Projecto Circle of International Partnerschools (CIP) e durante a iniciativa os alunos caldenses e das restantes escolas europeias vão realizar em conjunto workshops de culinária, mecânica, iniciação à língua portuguesa, dança, química ao vivo, pintura e contos tradicionais.
Estão igualmente previstas intervenções preparadas por turmas da escola que incluem um debate sob o tema ”Um estrangeiro no meu país” e uma visita guiada pela cidade que culminará no Parque D. Carlos I com uma actividade que vai recriar épocas passadas daquele espaço emblemático. O grupo fará visitas a Lisboa, Óbidos e Peniche.
Os professores portugueses e estrangeiros vão participar numa mesa redonda sobre o tema “O que é ser professor hoje no meu país” em que cada delegação fará uma breve alocução seguida de debate.
Haverá momentos de convívio conjuntos em que se destaca o jantar com as famílias caldenses anfitriãs (que recebem em suas casas os alunos que estão a participar neste intercâmbio)  e a noite de despedida com karaoke.
A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro é membro do CIP há 20 anos, desde o início deste projecto, e já recebeu por diversas vezes este encontro tendo feito deslocar por toda a Europa um número significativo de alunos. Os actuais programas de intercâmbio como o Comenius e o Erasmus têm  na sua génese programas como o CIP.

N.N.