Calcetamento
Após alguns anos, os serviços camarários de Alcobaça conseguiram finalmente calcetar o espaço junto à Padaria Cinderela, acabando com o mau piso para peões e carros que ali estacionavam. A obra foi feita por fases, o que não se compreende, mas foi feita, o que agradou à população, embora se lamente a demora.
Semáforos
Tem sido uma constante as avarias que têm atingido os semáforos na Rua 25 de Abril. Os dois sinais foram colocados pelas Estradas de Portugal (EP) aquando da obra efectuada na EN 242. Porém, passado pouco tempo desafinaram. Quando se esperava que a reparação fosse feita por parte da EP, esta entidade passou a responsabilidade para a Câmara de Alcobaça. Entretanto, alguém os colocou novamente a funcionar, mas aconteceu que o semáforo situado à entrada de Alfeizerão (lado poente) teve pouca vida – “morreu” ao terceiro dia. Convinha que alguém o “ressuscitasse”.
Procissão dos Passos
No Domingo de Ramos, dia 17 de Abril, teve lugar a tradicional Procissão dos Passos, que começou na igreja paroquial pelas 15h30 e fez o percurso habitual. O sermão do encontro foi pronunciado pelo padre Dionísio, responsável pelas paróquias de Cós e Maiorga, na praça Joaquim André dos Santos. Foram muitos os fiéis que participaram nesta cerimónia, que teve o acompanhamento da Filarmónica da Maiorga.
Solar D’Alfeizerão
[caption id="attachment_11128" align="alignleft" width="300"] A equipa da casa de acolhimento Solar D’Alfeizerão[/caption]
Abriu no dia 1 de Março o Solar D’Alfeizerão – Acolhimento de Idosos, onde anteriormente funcionava a Casa de Repouso Malmequer. Actualmente esta instituição é propriedade de António Pedro Tomás Couto.
Esta residencial para idosos assegura a prestação dos seguintes serviços: alojamento, alimentação, actividades de ocupação de tempos livres e assistência médica e cuidados de enfermagem. São admitidas quaisquer pessoas idosas, dependentes ou autónomas, sem destinção de sexo, raça ou religião, sendo condição única a existência de vagas. Esta estrutura, onde se vive um ambiente familiar, está sedeada na Rua 25 de Abril, nº 225, em Alfeizerão (perto da rotunda da A8).
Nestas instalações existem espaços exteriores envolventes compostos por uma pequena horta e jardim. O estabelecimento funciona 24 horas por dia e tem ao seu serviço a assistente social Catarina Fonseca, que desempenha as funções de directora da instituição, um médico, uma enfermeira, cinco auxiliares e uma cozinheira.
Tem capacidade para 15 utentes, havendo neste momento 14.
Ao longo do ano são realizados vários eventos envolvendo também os familiares dos idosos. Além disso serão desenvolvidas actividades no âmbito do desenvolvimento motor e sensorial.
T. Antunes