A Câmara das Caldas vai ceder a antiga escola primária do Parque, na Avenida Dr. Manuel Figueira Freire da Câmara (ao pé da antiga Orbitur), para a instalação do Laboratório de Experimentação e Criatividade da ESAD que deverá abrir no início do próximo ano e será aberta à comunidade.
Aproximar a ESAD da comunidade local é um dos principais objectivos da cedência do piso térreo da escola primária do Parque à escola de artes caldense. Quem o diz é João Santos, director da escola, referindo que este projecto servirá para a ESAD se aproximar da população escolar caldense “já que são os nossos futuros estudantes”.
O protocolo de cedência entre o município e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) foi assinado a 18 de Setembro, no próprio edifício da escola primária do Parque e contempla três salas que vão albergar as valências de um Gabinete de Eco-Design e Sustentabilidade, que resulta de um projecto de investigação transfronteiriço “e que vai prestar serviços de consultadoria e de formação às empresas, associações e escolas da região”, disse o director.
A segunda sala vai albergar actividades da escola que serão abertas ao público, tais como exposições, debates, seminários, conferências, aulas abertas e workshops.
Uma terceira área será dedicada à experimentação e à criatividade onde “os alunos vão poder desenvolver projectos específicos que terão a exigência de ter que ser comunicados à comunidade”, referiu João Santos satisfeito com esta cedência por parte da autarquia, entidade igualmente interessada na aproximação da escola superior à população local.
O Laboratório de Criatividade e Experimentação será também um dos locais de actividade da Cátedra Unesco em Gestão das Artes, da Cultura, Cidades e Criatividade e será sede das suas iniciativas que visam também a candidatura das Caldas a Cidade Criativa da Unesco.
A Câmara vai entregar o edifício em condições de ser utilizado e, segundo o director da ESAD, será necessário efectuar pequenas obras de manutenção. A cedência ao IPL terá a duração de cinco anos, e é renovável. A entrega da escola está prevista para o segundo semestre do presente ano lectivo.