
Está a decorrer, desde esta segunda-feira, nos Silos Contentor Criativo e na cidade, a Escola de Verão “Cultural Map-ping and Connecting with Place” do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES).
A iniciativa terá foco em “abordagens e processos de mapeamento cultural relativas aos bens e recursos culturais das Caldas, tanto tangíveis como intangíveis; como o património, a história local e as vozes vivas da comunidade caldense”, explica nota sobre este evento onde vão participar especialistas de 12 nacionalidades, entre as quais de Portugal, Canadá e de África do Sul.
Serão discutidos temas ligados ao turismo cultural e criativo, baseado na comunidade. Será discutido o planeamento territorial e estratégico local e a transformação social articulada com o trabalho com as comunidades.
Serão também abordadas questões relacionadas com a designação de Cidade Criativa da UNESCO e outras sobre o fomento do turismo cultural e criativo nas Caldas da Rainha.
O encerramento desta Escola de Verão do CES terá lugar amanhã, sexta-feira, 25 de março, entre as 17h e as 19h30, e contará com a apresentação pública dos resultados dos trabalhos, no Atelier-Museu António Duarte, no Centro de Artes. O evento, co-organizado pela Associação Destino Caldas/Silos Contentor Criativo e Mariana Calaça Baptista, Consultoria e Serviços, tem como parceiros o município das Caldas da Rainha, a ESAD.CR , as Juntas de Freguesia urbanas e os museus do Hospital e das Caldas, o da Cerâmica e também o de José Malhoa.