Espírito de Natal e desporto aventura na Vila dos Sonhos do Parque dos Monges

0
677
- publicidade -

IMG_4595 copyA música não engana: mal se sai do carro, ainda no parque de estacionamento, contagia e lança-nos para a Vila dos Sonhos. Lá dentro há actividades que garantem um dia bem passado, no qual se pode simplesmente aproveitar o melhor que o Natal tem para nos dar, ou aliar a isso a adrenalina do desporto aventura.

Bem radical é o Pai Natal, que voa a velocidades vertiginosas no seu trenó para chegar a todas as crianças do mundo durante as 24 horas do dia de Natal. Sensações que miúdos e graúdos podem desfrutar no slide do Parque dos Monges. Na zona do desporto aventura pode fazer-se ainda canoagem, escalada e tiro com arco, tudo acompanhado por pessoal especializado. No inverno só não é possível fazer o slide gigante, por questões de segurança.
Aconselhamos o período da manhã para fazer este tipo de actividades, que incluem ainda a visita aos mais variados animais do parque. E aconselhamos a manhã porque é principalmente de tarde (embora comecem às 11h00) que acontecem as actividades que os mais novos não vão querer perder. Há contos de Natal e ilusionismo, ateliers de bolachas e cerâmica, um espectáculo de falcoaria e cavalos, uma peça teatro, ou ainda a recriação histórica, e muito animada, da viagem de José e Maria de Nazaré a Belém e do nascimento de Jesus Cristo, que os espectadores são convidados a acompanhar. Já para não falar da passagem obrigatória pela casa do Pai Natal, que temporariamente trocou a Lapónia pela Aldeia Medieval do Parque dos Monges.
Por todo o recinto há decoração de Natal, que ganha outra dimensão ao final da tarde, quando se acendem as luzes. E os animadores de rua, sempre bem dispostos, interagem com quem se cruzam. Os duendes, esses, estão sempre a fazer tropelias uns aos outros.

O maior presépio animado do país

- publicidade -

A não perder é o presépio animado, o maior do país, com cerca de 150 bonecos animados, 30 casas que representam os ofícios e a imponência do Império Romano, num percurso que finaliza com as figuras principais, a sagrada família.
O presépio é mesmo o principal chamariz do evento deste ano e Miguel Martins, administrador do Parque dos Monges, acredita que fazia todo o sentido o presépio estar num espaço como este. “Onde tem estado até agora [na Cela] só havia o presépio, as pessoas podiam estar duas horas na fila e em cinco minutos estava visto, aqui podem ir dar uma volta, aproveitam as actividades e acabam por ver o presépio com mais calma”, explica.
O presépio animado consome grande parte dos 50 mil euros de orçamento do evento, que este ano, ao contrário do ano passado, não conta com patrocínios.
Para além das actividades que já relatámos, no recinto está ainda um mercado do CEERIA – Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça e da fundação Vida Nova, com bolos, doces e compotas e artesanato. “A CEERIA, que é nossa vizinha, costumava ter uma loja de Natal no centro Alcobaça, convidámos a fazê-la aqui, é uma forma de os ajudar nos dias em que o parque está aberto”, explica Miguel Martins.
O administrador do parque espera que o evento possa atingir as 20 mil visitas. A Vila dos Sonhos vai ficar até 3 de Janeiro e só não abre nos dias de Natal e de Ano Novo. O horário é das 10h00 às 18h00 durante a semana e das 11h00 às 19h00 aos fins-de-semana.
As entradas custam 6 euros dos 12 aos 65 anos, 5 euros dos 4 aos 11 e a partir dos 65 e gratuita para crianças menores de 3 anos. Os bilhetes de família (dois adultos e duas crianças) e para grupos com mais de 25 pessoas custam 10 euros por pessoa e dão acesso livre a todas as actividades do parque.

- publicidade -