Estátua de Bordalo vai para a Rua das Montras

0
1542

Caldas vai passar a ter uma escultura de Bordalo e Zé Povinho onde as pessoas poderão… tirar as famosas selfies

Será inaugurada no próximo sábado, pelas 19h00, na Rua das Montras, a estátua de Rafael Bordalo Pinheiro com uma das suas criações mais icónicas: o Zé Povinho. As representações estão colocadas num banco (Bordalo sentado e Zé Povinho em pé), de modo a permitir que os visitantes se juntem às peças para tirar fotografias.
Segundo o autor, o cartoonista António, trata-se de uma escultura de rua onde as pessoas “vão poder tirar selfies à semelhança do que faz com a estátua de Fernando Pessoa em Lisboa”. O artista considera que os locais e os turistas “vão gostar desta obra, que homenageia o grande mestre da caricatura portuguesa com a sua maior criação, que já vai a caminho do terceiro século”. Para António Antunes, o que está no ADN das Caldas “é a cerâmica e a caricatura”. O autor trabalhou nesta criação com os ceramistas caldenses Carlos Constantino e José Carlos Almeida.
No dia seguinte, domingo, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal, será inaugurada a exposição designada “Mostra Documental sobre caricatura de figuras e acontecimentos caldenses”.
Segue-se uma tertúlia sobre Rafael Bordalo Pinheiro com Isabel Castanheira (livreira e investigadora sobre vida e obra de Rafael Bordalo Pinheiro) e com João Alpuim Botelho (diretor do Museu Bordalo Pinheiro em Lisboa). A iniciativa insere-se na comemoração dos 175 anos do nascimento deste criador.

Concelho das Caldas com 26 novos casos registados na última semana

Esta semana foram registados 26 novos casos de covid-19 no concelho das Caldas. Segundo o último relatório diário divulgado pela Câmara nas redes sociais disponível à data de fecho desta edição – referente a 14 de junho -, existiam no município um total de 42 casos ativos: mais 25 do que os 17 que se registavam na semana anterior.
Nos últimos dias não se registou qualquer óbito no concelho, onde a pandemia já tirou a vida a 143 pessoas.
Desde março do ano passado foram infetadas nas Caldas 2.580 pessoas, sendo que 2395 conseguiram recuperar da infeção. Rregistou-se, portanto, uma recuperação desde a última semana.

Caso na escola de Óbidos
No passado domingo foi confirmado um caso entre os alunos do Agrupamento de Escolas de Óbidos, numa turma do 3º ciclo do Ensino Básico da Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos, que é também a sede do agrupamento. A turma do aluno em questão ficou em isolamento profilático e todos os alunos e contatos de alto risco estão a ser testados.
Entretanto, na última semana a distribuição da Gazeta das Caldas foi afetada devido à existência de casos confirmados de infeção por covid-19 em trabalhadores do Centro de Distribuição Postal dos CTT, na zona industrial das Caldas. A informação foi confirmada à Gazeta das Caldas por fonte oficial da empresa.