Estudante de Restauração e Bebidas na final ibérica de concurso de cafés

0
491
Notícias das CaldasTatiana Lopes, aluna do 2º ano do curso de Restauração e Bebidas da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) é uma das quatro alunas das escolas do Turismo de Portugal na final ibérica do concurso da Illy, uma marca italiana de cafés. Até domingo, 5 de Maio, a aluna de 16 anos vai prestar provas em Barcelona, onde terá que afinar um moinho de café, tirar dois cafés e dois cappuccinos em dez minutos, coisas que “não fazemos habitualmente na escola, mas tenho de treinar”, diz.
Parece fácil? O professor Jorge Guilherme garante que não. “Parece uma coisa simples, mas tem muito trabalho ao nível de conhecer o equipamento”, afiança o professor, manifestamente satisfeito por ter uma aluna no concurso da prestigiada marca de cafés.
Para chegar ao reduzido rol de finalistas portugueses, Tatiana Lopes teve que responder já a um teste feito na escola, que lhe valeu a escolha para a fase nacional do concurso, em Lisboa, de onde saíram os três representantes das escolas de hotelaria e restauração do Turismo de Portugal.

O director da EHTO, Daniel Pinto, salienta que esta “é a primeira vez que esta escola coloca uma aluna do curso de Restauração e Bebidas numa final de um concurso da área”.
Em Barcelona serão escolhidos os representantes da Península Ibérica na fase final do concurso, a realizar em Itália. Jorge Guilherme aponta as mais-valias de apostar em serviços que embora não sejam uma prática habitual na vivência dos alunos, lhes pode abrir algumas portas. J.F.