Afinal Rafael Bordalo Pinheiro dá nome ao novo agrupamento de escolas

0
558
Notícias das CaldasO novo agrupamento que junta a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (ESRBP) ao Agrupamento de Escolas de Santa Catarina chama-se mesmo Rafael Bordalo Pinheiro.
A Direcção Geral da Administração Escolar publicou esta informação na semana passada (já após o fecho da nossa última edição) no seu site.
Na semana anterior, uma portaria para a colocação de vagas para professores referia-se a três agrupamentos nas Caldas da Rainha: D. João II, Raul Proença e Santa Catarina, este último em vez de Rafael Bordalo Pinheiro, tal como tinha sido combinado anteriormente entre a tutela e as entidades locais. Esta alteração provocou de imediato uma grande indignação por parte da comunidade educativa e da sociedade civil porque se tratava da perda de um nome fortemente associado à cultura e identidade da cidade.

O director da ESRBP, António Veiga, disse à Gazeta das Caldas, que  teve conhecimento do documento da Direcção Geral e, logo na terça-feira de manhã, informou os docentes disso mesmo.
A 24 de Abril foi designada pela tutela a nova Comissão Administrativa Provisória, que tomou posse no dia 26. Presidida por António Veiga, que até agora dirigia a ESRBP, a comissão integra também como vice-presidente Maria Clara Lopes (ESRBP) e como vogais Carlos Rodrigues (ESRBP), Regina Santos (responsável para o 2º ciclo, de Santa Catarina) e Maria Alexandra Reis (responsável para o 1º ciclo e pré-escolar, Santa Catarina). F.F.