Nove jovens estudantes da escola Josefa de Óbidos aprenderam a criar e a desenvolver um negócio online numa acção que se realizou na sexta-feira, 31 de Março, no Parque Tecnológico de Óbidos. Os fundadores de algumas das empresas ali instaladas tiraram o dia para ensinar os mais jovens.
Divididos em equipas de três, nove jovens do curso profissional de Programação Informática da escola Josefa de Óbidos, com idades entre os 16 e os 19 anos, participaram na actividade que se inseria no Oeste Jovem.
De manhã identificaram um problema, desenvolveram uma solução e depois perceberam a lógica do negócio e aprenderam a criá-lo. Da parte da tarde foi-lhes ensinado a vender o produto, tendo oportunidade de o fazer num vídeo em directo no Facebook. Foram também feitas parcerias de negócio fictícias, numa aproximação ao mercado empresarial.
Custos de negócio, marketing e divulgação ou rentabilização foram alguns dos temas abordados. Em termos de comunicação, os jovens receberam conselhos como a colocação da voz, a simplificação do discurso, a identificação das frases chaves e a postura.
C2Watch foi o projecto de João Bonança, João Martins e Samuel Santos. Consistia na criação de uma página web que garantia serviços de edição de vídeos em 72 horas, com diferentes editores.
“Queremos criar uma ponte porque há muita procura por editores e há muitos editores sem trabalho, é um buraco no mercado”, esclareceu o grupo.
No More Remains foi a ideia de Adriano Horta, Bernardo Bugia e Miguel Ciência, que propunham que os valores remanescentes das compras online (muitas vezes na ordem dos cêntimos), pudessem ser amealhados no seu portal, sob o pagamento de uma pequena taxa. Os utilizadores poderiam depois retirar o dinheiro ou usá-lo para outras compras.
Daniel Franco, Iuri Rafael e Micaela Gonçalves desenvolveram o Helping Thoughts, uma plataforma de partilha de experiências anónima que pretendia ajudar a resolver problemas de qualquer ordem. Uma aproximação ao coaching online.
Todos os grupos desenvolveram as suas próprias páginas de Facebook do negócio. No final os jovens mostraram-se agradados com a actividade e mostraram interesse em frequentar futuras formações no Parque Tecnológico e em desenvolver novos eventos nas áreas da robótica e da programação.
A iniciativa foi coordenada por Miguel Silvestre, (director do PTO), Ruben Bettencourt, (Pixelsbrand) e Leonardo Lino e Pedro Esteves (Porter).
Num balanço da actividade, Miguel Silvestre, disse que “os resultados foram surpreendentes porque as ideias são interessantes e acutilantes”.
Ruben Bettencourt é o fundador da Pixelsbrand, que se dedica às áreas de marketing digital, criação de sites e branding. Diz que procuraram “dar aos jovens as ferramentas para aplicarem em projectos deles”.
Em Abril o jovem empreendedor irá lançar a loja Awaked, que irá trazer café dos cinco continentes para ser torrado nas Caldas e entregue à porta do consumidor. É uma parceria com o proprietário da Mercearia Pena e do café Capristanos, Rui da Bernarda, que tem o know-how de largos anos de torragem de café.
Já Leonardo Lino, da Porter, que desenvolveu uma app para o telemóvel que permite abrir portas (casa, estacionamento e carro) e que começa a ser comercializada no próximo mês, afirmou que a actividade dá aos jovens “uma visão do mundo empresarial e de como a sociedade global lhes pode abrir portas”.
A empresa foi seleccionada pelo Startup Bootcamp e irá para Amesterdão no final de Abril para uma incubadora que irá “acelerar processos e abrir portas”.
Em Julho ou Agosto pretendem criar um centro de desenvolvimento para dar formação no PTO. Actualmente a equipa é de cinco pessoas, mas com a ida para Amesterdão disse que “pode chegar às 15 num ano”.