Executivo de Óbidos apresenta investimentos no Feriado Municipal

0
174
Os três homenageados na sessão solene do Feriado Municipal de 2023 com os representantes do executivo

A autarquia homenageou dois médicos e os Guias de São Lourenço, destacando a saúde e a dimensão social

Os serviços das Finanças, Segurança Social, Conservatória e Notário, bem como a Junta de Freguesia de Santa Maria, S. Pedro e Sobral da Lagoa vão deixar o centro da vila, para passarem para um edifício novo, a construir junto ao antigo campo de futebol. O investimento, na ordem de 1,5 milhões de euros, foi um dos apresentados pelo presidente da Câmara, Filipe Daniel, na sessão solene do Feriado Municipal, na tarde de 11 de janeiro.
“Queremos que o projeto fique finalizado no início do segundo semestre deste ano para, o mais tardar, em 2024, arrancarem as obras do edifício multi serviços”, disse o autarca, destacando que se trata de uma resposta ao nível da acessibilidade, mas que também permitirá uma resposta mais funcional e tecnológica dos serviços. No edifício, que ocupará uma área de cerca de mil metros quadrados, funcionará também o Espaço Check In para as unidades hoteleiras.
Na cerimónia, falou dos diversos projetos e candidaturas que estão a desenvolver, nomeadamente ao nível das obras e equipamentos, saúde, património, cultura, ambiente e mobilidade. “Vai haver um conjunto de oportunidades e estamos a preparar todos estes projetos para submeter a candidaturas”, referiu Filipe Daniel, acrescentando que também há obras que o município tem capacidade financeira para executar, desde que as entidades competentes que as apreciam autorizem a elegibilidade da verba.
Este ano o executivo pretendeu destacar a dimensão social e a saúde, homenageando dois médicos: Emília Pinto e José Manuel Conceição, e os Guias de São Lourenço, representados pelo diácono Raul Penha, pelo trabalho desenvolvido.
Num balanço do ano de 2022, o autarca lembrou a pandemia e a guerra e destacou o trabalho dos colaboradores e parceiros, realçando que este terá sido, “do ponto de vista económico um dos melhores, senão o melhor ano em termos de resultados positivos”.
O presidente da Assembleia Municipal, Fernando Jorge, deu nota das distinções e prémios que o município alcançou no último ano, bem como da retoma dos eventos. Referindo-se ao executivo, destacou a “continuação da afirmação de um modelo de governação de proximidade”, e o trabalho desenvolvido pelas juntas de freguesia.
Fernando Jorge realçou ainda que em 2022 a Assembleia Municipal continuou a afirmar-se como a “verdadeira casa da democracia obidense e que, na sua diversidade e diferença, disse sempre presente ao melhor para o concelho”. ■