Faleceu João Bonifácio Serra

0
950
João Bonifácio Serra

Vítima de doença prolongada faleceu hoje, dia 19 de abril, em Lisboa o nosso colaborador desde os anos 60 e associado da Cooperativa Editorial Caldense, Professor João Bonifácio Serra.

Historiador, Professor Coordenador Jubilado do Instituto Politécnico de Leiria depois de ter estado ligado desde o início ao projeto de criação nas Caldas da Rainha da Escola Superior das Artes e do Design, titular da Cátedra Unesco em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade e Académico Correspondente da Academia Nacional de Belas Artes. Autor de diversos estudos sobre temas de história política e social portuguesa dos séculos XIX e XX. Terá sido um dos historiadores nacionais que mais trabalhou sobre Caldas da Rainha e a região, bem como mais escreveu sobre a história da nossa cidade.

Dirigiu o projeto Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. Foi assessor e Chefe da Casa Civil do Presidente da República Jorge Sampaio.

Em Maio de 2021, no dia Mundial da Liberdade de Imprensa, aceitou dirigir essa edição da Gazeta das Caldas, num tributo ao seu jornal desde a infância, como dessa vez o testemunhou uma vez mais.

O velório será realizado no sábado, dia 22, a partir das 10.00 horas, no Centro Funerário de Cascais, junto ao cemitério de Alcabideche. A cremação será às 15.30 horas, após uma breve cerimónia de homenagem.

Gazeta das Caldas e a Cooperativa Editorial Caldense prestam-lhe a mais profunda e sentida homenagem e apresenta à sua família as suas condolências.

 

Caldas da Rainha, 19/4/23