Feira de S. Simão está a decorrer até sexta-feira

0
464
Evento atrai centenas de visitantes
- publicidade -

Certame decorre no mercado municipal de Alcobaça desde sábado passado, tem os frutos secos e passados típicos desta quadra em grande destaque

A tradicional Feira de São Simão está a decorrer até amanhã, sexta-feira, 1 de novembro, no Mercado Municipal de Alcobaça, com entrada livre.
O evento começou no passado sábado e tem recebido centenas de visitantes diariamente. Os frutos secos e passados são os grandes atrativos da feira, com uma grande diversidade nos vários expositores que participam no certame.
As castanhas, as nozes e os figos são os mais procurados por estes dias, mas nas diferentes bancas há amêndoas e caju, há avelãs e pinhão, entre tantos outros.
Falamos com Helena Faustino, que vende neste mesmo mercado há largos anos e participa na feira há mais de duas décadas. “Ultimamente tem sido mais fraca, porque as pessoas têm menos dinheiro, compram para a alimentação normal e os frutos secos passam a ser quase um luxo”, lamenta.
“Os frutos secos e passados dão muito trabalho e muitos são importados e transformados, torrificados cá, ao qual acresce depois o imposto”, faz notar.
Ainda assim, refere, esta “é uma feira com muitos anos e com um peso muito grande na região, as pessoas aderem e vêm, apesar de comprarem menos”. Helena Faustino elogia ainda a animação, recordando os tempos do São Simão no MercoAlcobaça. É que a Feira remonta ao século XV e já teve lugar em vários espaços, como o Rossio, a Quinta da Gafa, a Quinta da Cova da Onça e, o já referido, MercoAlcobaça. Realiza-se neste local desde 2012.

A passear pela feira encontramos Manuel Ramalho, da Benedita, que veio com a esposa comprar amêndoas para torrar em casa. “A feira é relevante para Alcobaça e espero que se mantenha”, afirmou.
Mas nem só dos frutos secos e passados vive a feira. A estes juntam-se outros produtos alimentares regionais, como os doces, os queijos e enchidos, o azeite, os bolos, e outras gulodices. No exterior não faltavam as farturas e a programação contemplava ainda os showcookings.
Outra componente da Feira de São Simão é a animação, que regressou há uns anos e que tem como objetivo atrair gente. Na tarde de domingo, por exemplo, a atuação dos Ranchos Folclóricos do Acipreste, do Vimeiro e de Mira-Serra Louções, foi um desses casos e hoje há um desfile do Traje do Concelho de Alcobaça e Rancho Folclórico Concelhio. Para amanhã, último dia, há animação infantil com pinturas faciais e balões, mas também as canções infantis com Ana Cristóstomo. Os Farra dão um concerto às 15h00, seguindo-se um showcooking do Frango na Púcara e atuação da escola de concertinas “Aldeias de Alcobaça”. ■

- publicidade -