A feira de segunda-feira reabriu no início desta semana, com os vendedores satisfeitos. Santana regressa no domingo

O Mercado Semanal das Caldas, que se realiza à segunda-feira, reabriu esta semana, no dia 5 de abril. Apesar de não terem estado presentes todos os vendedores, a feira estava bem composta e sentiu-se a agitação própria dos mercados e as cores vivas e diversas dos diferentes produtos expostos.
O beneditense António Catarino vende calçado e diz que a feira nas Caldas “correu bem, com todas as precauções e correu bem, os clientes foram aparecendo e compraram, foi positivo”.
“No meu caso, como faço os diretos nas redes sociais, muita gente já me tinha contactado”, explicou o vendedor. Além disso, “o bom tempo também ajudou”, fez notar, acrescentando uma ideia curiosa: “o que senti foi que as pessoas precisavam mesmo de comprar, porque levaram aos dois e três pares, alguns levaram botas, ténis e chinelos”.
Outra ideia curiosa prende-se precisamente com a questão das redes sociais. “Como os diretos estavam a correr bem, sei que alguns vendedores até consideram deixar as feiras”, revelou o comerciante, embora, no seu caso em concreto, pretenda manter as feiras, a loja e os diretos.
“A reabertura do mercado de Santana também vai ser boa, porque todas as semanas tenho pessoas a ligar-me a saber se vai haver feira”, explicou.
O Mercado de Santana, que se realiza na freguesia de Alvorninha, tem o regresso previsto para o próximo domingo, 11 de abril.
Haverá quatro entradas e é pedido aos clientes que usem máscara, desinfetem as mãos, que não se aproximem das bancas, que mantenham a distância de segurança e que não toquem nos produtos. “Se é cliente, faça as suas compras de forma rápida para dar a sua vez a outro. O número de pessoas no recinto é limitado e controlado”, fez notar a Junta de Freguesia de Alvorninha, através das redes socaisi, onde divulgou o plano de contingência do mercado.

Em Santana vendem cerca de 400 feirantes e no mercado das Caldas o número é de uma centena

Em Santana vendem semanalmente cerca de 400 feirantes e no mercado semanal das Caldas esse número ronda uma centena, sendo que alguns vendem nos dois mercados.
As duas feiras semanais do concelho termal foram suspensas em março do ano passado, devido à pandemia.
Em maio de 2020 cerca de meia centena de vendedores “manifestou-se” em frente ao edifício da autarquia para alertar para a sua situação económica e para pedir a reabertura dos mercados. Os feirantes queixavam-se da falta de rendimentos e dos baixos apoios concedidos pela Segurança Social e foram recebidos por representantes autárquicos que ouviram as suas queixas e que lhes deram então a conhecer os seus planos, que culminaram na notícia da reabertura para junho.
A “manifestação” foi totalmente pacífica e até silenciosa (excepto no “buzinão” dos vendedores, que marcou o final da mesma).
A reabertura deu-se sob fortes medidas de segurança. No caso de Santana, por exemplo, a lotação do recinto era de mil pessoas em simultâneo e existiam quatro entradas. No caso das Caldas a reabertura deu-se então com poucos clientes.
Já em meados de janeiro deste ano as feiras haveriam de ser novamente suspensas por decreto do governo, num pacote de medidas para combater a pandemia. Ficaram encerradas durante quase três meses.

Também em Alcobaça
O mercado semanal de segunda-feira de Alcobaça também regressou nesta semana, no dia 5 de abril.
O presidente da Câmara, Paulo Inácio, referiu que este regresso “correu bem e dentro da normalidade expetável, já com os feirantes de produtos não-alimentares a poderem efetuar o seu trabalho”.
O autarca recordou que dada a importância deste mercado abastecedor, o mesmo foi reativado em pleno confinamento, exclusivamente para produtos alimentares.
Além dos mercados e das esplanadas, também algumas lojas, os ginásios, centros de dia e museus reabriram, tendo também sido retomadas as aulas presenciais do 2º e 3º ciclo.
Entretanto, a feira semanal que se realiza às sextas-feiras no parque junto ao Bairro dos Pescadores da Nazaré, será retomada já a partir de amanhã, 9 de abril.
A autarquia informou através das redes sociais que o mercado irá funcionar dentro do horário habitual. ■