Festa Branca com mais animação e preocupações ambientais

0
534
A animação, com bailarinos em cima de andas e vestidos com fatos brancos com LED, foi muito elogiada

A Festa Branca da Foz do Arelho tem estado numa trajectória ascendente nos últimos anos. Nesta edição houve mais animação, com 14 animadores a receberem as pessoas à entrada e a dançarem em cima de andas. Outra novidade foi a adopção de copos reutilizáveis para reduzir os lixos deixados na praia. A animação de Verão na Foz continua já amanhã com uma festa reggae, seguindo-se o dia pais e filhos e a Remember 80’s, 90’s e 2000.

Texto e fotos: Isaque Vicente
ivicente@gazetadascaldas.pt

A Festa Branca é um ponto alto na agenda dos caldenses e não só. Trata-se de um evento que fez tradição e que depois decaiu durante uns anos até se voltar a erguer. As últimas edições têm seguido um percurso ascendente, atraindo multidões e melhorando na animação. Este ano o evento voltou a atrair milhares de pessoas, nos 1800 metros quadrados do recinto, para mais numa noite que, contrastando com o dia nublado, acabou por ser amena.
Aquela festa é um ponto de encontro de várias gerações, que atrai também os emigrantes e turistas que se encontram a passar férias na região. Mais do que uma festa de música electrónica, trata-se de um evento familiar.
A grande novidade da edição de 2019 foi a adopção de copos de plástico reutilizáveis, que eram adquiridos por um euro e que podem agora ser usados em todas as festas de Verão da Foz. “É uma forma de dar valor ambiental ao evento”, disse Rogério Rebelo, director do Centro da Juventude. Desta forma reduzem-se os desperdícios, mas também os lixos deixados na praia.
A maior aposta na animação foi elogiada pelo público. Tratou-se da presença de 14 animadores em andas, vestidos de branco e com luzes que dançavam e recebiam as pessoas. Mal se entrava no recinto era possível fazer uma fotografia de grupo e recebê-la em papel. Foram imprimidas 1200 fotografias.
Os efeitos especiais também ajudam à festa, com a projecção de imagens em simultâneo com a actuação do DJ, bem como o lançamento de CO2, confettis e serpentinas.
A música ficou a cargo do suspeito do costume – o DJ Gabi – e do mesmo DJ que havia actuado no ano anterior: Kevu, um jovem das Gaeiras que está no top nacional e que actua por todo o mundo.
A animação de Verão da Foz do Arelho segue amanhã, com a festa reggae, que é também uma novidade. “Quem é o Bob?” é a banda convidada, prestando um tributo a Bob Marley, antes do DJ Gabi fechar a noite.
No dia 15 realiza-se o Foz Summer Market, integrado no Dia Pais e Filhos e no dia 17 (sábado) há o Remember 80’s, 90’s e 2000, com Usados com Garantia e Smells Like 90’s. A entrada é livre.
A animação de Verão da Foz custou este ano 50 mil euros.

Uma festa familiar

O caldense Ruben Ferrão, de 30 anos, vem todos os anos a este evento. “Já venho à Festa Branca há mais de metade da minha vida”, fez notar.
Este ano, como os amigos estavam receosos com o tempo, decidiu vir com a família (os pais e o irmão). “A noite está maravilhosa e a Festa Branca está a ser espectacular, com mais espaço do que no ano passado, o DJ não falha, o ambiente está impecável e a animação é a melhor de sempre e dá uma graça especial à festa”, disse.