Festa da Francofonia está de regresso a partir do dia 20

0
726
- publicidade -

Está de volta o eventoque destaca a cultura francófona na região. Caldas terá cinema, gastronomia, música e arte

A Festa da Francofonia, que decorrerá em várias cidades do país, começa na próxima segunda-feira, 20 de março, nas Caldas. A abertura decorrerá entre as 11h00 e as 18h00, nas instalações da Alliance, na Rua Heróis da Grande Guerra, com uma degustação de produtos franceses. A sede acolhe também várias exposições.
Segundo Lisette Pereira, diretora pedagógica da Aliance caldense, este evento subordinado ao tema “À tous les temps” destina-se “a dar a conhecer a cultura francófona à comunidade local”.
A 21 de março, passará um filme na escola Josefa de Óbidos, enquanto que na ESAD.CR se realizará um ateliê de serigrafia sobre “Lugares Francófonos”, enquanto que na EHTO será apresentado, à tarde, o filme “Rouge”, dedicado ao Ambiente. A 22 de março, a ESAD recebe a comédia “Les 2 Alfred” e também acolherá o habitual torneio de petanca, um jogo francês, criado no início do século XX.
No dia seguinte, 23, a EHTO recebe, de manhã, um concerto com estudantes do Conservatório das Caldas e ainda o cocktail e almoço que serão dedicados à gastronomia francesa. Também organiza um ateliê de pastelaria francesa que decorrerá nesse dia à tarde. A Biblioteca Municipal, nova parceira do evento, receberá a apresentação de dois livros de Benjamin Atouye e a exibição do filme “Eugénie Grandet”. A 25 de março a Alliance terá a decorrer, durante todo o dia, vários jogos da “Aldeia Francófona”.
Daniel Pinto, diretor da EHTO (escola parceira da Alliance há 11 anos), realçou que é com gosto que se alia a esta iniciativa “que permite a valorização técnica e pedagógico de alunos e professores. Estes terão a oportunidade de conhecer melhor os produtos francófonos”, acrescentou.
Já Sara Pedreira, do Conservatório das Caldas, revelou que os momentos musicais vão dedicar-se em exclusivo a compositores franceses. João Mateus,subdiretor da ESAD (entidade parceira do evento há seis anos) afirmou que além do workshop de serigrafia, este ano abre o seu espaço para o torneio de petanca e crê que este “será um sucesso”. Aida Reis, da Biblioteca Municipal, está satisfeita em integrar os parceiros da Alliance e de poder receber, um filme e um evento de literatura francófona. ■

- publicidade -