Iniciativa dinamizada pela Comissão de Festas S. Pedro 2023 com o objetivo de angariar verbas para a festa anual
A tradição da Festa das Chouriças, interrompida há cerca de uma década, foi retomada pela Comissão de Festas S. Pedro 2023, do Chão da Parada. Tal como no passado, foi cortada a carne de porco e temperada, feitas as chouriças e levadas ao fumeiro para, no passado domingo, parte delas serem vendidas e a outra parte confeccionada no cozido à portuguesa, que juntou 280 pessoas na sede da Associação Social e Cultural Paradense, num almoço convívio. “Tivémos de recusar inscrições porque não temos sítio para colocar mais pessoas”, explicou a coordenadora da Comissão de Festas, Marta Ribeiro, também surpreendida com a adesão, não só por parte de locais mas também de pessoas de outras localidades, que souberam do almoço e decidiram marcar presença.
Ao todo foram confeccionados 170 quilos de chouriças neste que foi o retomar de uma tradição da terra e que, durante vários anos, ajudou a angariar financiamento para as obras que eram necessárias aos melhoramentos na coletividade. Esta festa foi uma das muitas iniciativas que a Comissão de Festas tem vindo a dinamizar com o objetivo de angariar verbas para ajudar na festa anual, que se irá realizar de 29 de junho a 3 de julho. No final da festa, o lucro (caso exista) será dividido entre a igreja do Chão da Parada e a coletividade, que para além da parte do associativismo tem agregada a IPSS, com várias valências, e necessidades de apoio. “O dinheiro vem da comunidade e, no final, reverte para a comunidade”, explica Marta Ribeiro, acrescentando que a comissão de festas é independente da associação, mas que há um bom relacionamento e que se traduz, por exemplo, na cedência do espaço para estas iniciativas. Marta Ribeiro é natural do Chão da Parada e a associação sempre foi uma segunda casa. Os pais fizeram parte da direção e a enfermeira foi participando, ao longo dos tempos, em diversas atividades ali dinamizadas.
“Para mim é um gosto fazer estas iniciativas”, diz a coordenadora da comissão de festas, que, juntamente com os restantes elementos da comissão, preparou todo o evento.
A tarde contou ainda com animação musical pelo Grupo Coral e Musical da Casa do Pessoal do Hospital das Caldas. ■