“Costa Encosta” – webdocumentário do Geoparque lançado em Torres Vedras

0
155

O lançamento do webdocumentário “Costa Encosta” realiza-se no próximo dia 17 de março,
a partir das 18h, no Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras, em Porto Novo – Torres Vedras.

“O webdocumentário tem como objetivo dar a conhecer e compreender o património natural e cultural presente na zona litoral dos municípios de Lourinhã e Torres Vedras, nomeadamente na forte presença de elementos geológicos relevantes, e toda a sua envolvência. Pretende ainda divulgar o património cultural presente nesses locais e potenciar o fluxo de visitantes para outros pontos de interesse no território”, explicou a organização.

“Este é um webdocumentário interativo, em que o utilizador tem a oportunidade de escolher quais os pontos que deseja explorar, nos quais é partilhada informação sobre os valores patrimoniais de cada um, através de testemunhos da população e de esclarecimentos científicos perceptíveis ao comum cidadão, com uma visão 360º de cada um dos locais e imagens únicas”.

O documentário “Costa Encosta” pretende “dar destaque às características físicas e morfológicas da linha de costa, à estrutura de povoamento, marcada por um elevado grau de dispersão assente em modelos de desenvolvimento linear, as atividades económicas predominantes, centradas nos setores agrícola e agroalimentar, nas atividades de turismo, recreio e lazer associadas ao mar e praia e na pesca desportiva e artesanal e a identidade histórica e cultural, que partilha um passado comum feito de episódios relevantes, como o das invasões francesas. Por outro lado, o envolvimento das populações locais na divulgação do património da região cultiva o sentimento de pertença e fator identitário, e por outro lado a valorização do património natural e cultural dos diferentes locais”, acrescentam.

Para Miguel Reis Silva, coordenador executivo do aspiring Geoparque Oeste, “este projeto
é uma ferramenta essencial para a promoção do território enquanto espaço de ciência, mas
também de tradições e costumes, onde se destaca a identidade e a capacidade ímpar de
acolhimento das comunidades locais”.

Segundo Nuno Pimentel, coordenador científico do aspiring Geoparque Oeste, “Costa Encosta “, é “um projeto diferenciador que será utilizado por visitantes, pelas comunidades locais, mas também pelas escolas. Este é um projeto para as gerações vindouras e que permitirá explicar de forma simples e didática o património natural e cultural de excelência, que este território aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO promove”.

A sessão de lançamento do web documentário é gratuita e aberta a toda a população. Os
interessados em comparecer devem manifestar o seu interesse através do e-mail
geral@geoparqueoeste.com.