Festival de Chocolate recebeu 30 mil visitantes no primeiro fim-de-semana

6
663
O chocolate é pretexto para todas as manifestações de arte

A ameaça de chuva no passado fim-de-semana não foi impeditiva para que cerca de 30 mil pessoas visitassem o Festival Internacional de Chocolate, que teve início a 2 de Março e se vai prolongar até ao dia 25, entre sexta-feira e domingo.
Paulo e Jussara Romão foram um desses casos. Residentes em Corroios, na margem sul, aproveitaram o passado domingo para fazer a vontade à pequena Sara, trazendo-a ao festival de chocolate. A menina gostou particularmente do Mickey e do castelo das princesas, assim como do chocolate. O casal soube do evento através da televisão e garante que “correspondeu às expectativas”.
Ana Roque veio de Lisboa com um grupo de amigos. Na tarde de domingo já tinham provado ginja com chocolate, mas desta vez no sítio original e não como costumam fazer, no Cais do Sodré. Autênticos “chocólatras”, como se auto apelidaram, os amigos viram a publicidade ao Festival do Chocolate através do facebook e não quiseram deixar de vir.
A jovem gostou, mas confessa que estava à espera de mais, dado que o evento estava relacionado com a Disney. Elege o Pateta como seu boneco favorito, mas não o viu no recinto. Entre as esculturas em chocolate destaca a do Nemo como a mais realista, assim como o castelo da Bela Adormecida.
Entre os visitantes muitos são os que também aproveitam o evento para aprofundar os seus conhecimentos na arte da doçaria. Catarina Silva, veio de Famalicão da Nazaré para participar nos três cursos de chocolateria que decorrem na cerca do castelo. “Tudo o que se relaciona com a doçaria e chocolate tenho muita vontade de ver e aprender”, contou a visitante que também tem vindo a Óbidos nas edições anteriores.

O castelo da Bela Adormecida é uma das grandes atracções entre as esculturas em chocolate

Entre as atracções desta edição estão as demonstrações de body painting e pinturas faciais. Na tenda situada na encosta do castelo, diversos artistas dão largas à imaginação e desenham o imaginário da Disney nos corpos dos modelos. “Os 101 Dálmatas”, “Mil e uma noites”, o Mickey e a Minnie, foram algumas das propostas apresentadas.
A animadora Mara Pereira, das Caldas da Rainha, pintava a cara do Pato Donald no corpo de Tiago Sousa. Normalmente a jovem desenha primeiro no papel e depois no corpo do modelo, uma tarefa que já a ocupava há mais de 30 minutos e que ainda iria demorar mais hora e meia até ficar finalizada.
Para Tiago Sousa dar o corpo à pintura não é um estreia pois costuma fazer de “modelo” em diversas iniciativas do género. Reconhece que o frio é o mais desagradável, mas o resultado vale a pena. “É um dos meus personagens da Disney preferidos e um dos mais marcantes”, conta o jovem caldense que no dia anterior tinha “vestido” o Mickey e Minnie.
“As pessoas vêem o body painting como uma animação cultural, ainda não o vêem como uma roupa ou um acto normal”, conta o modelo, Diogo Sousa.

Entrada livre para quem fizer 10 anos no dia 10

Outra das atracções do festival são as esculturas em chocolate, que este ano recriam o mundo animado da Disney. Uma recriação do filme animado “À procura de Nemo”, o Castelo da Bela Adormecida, “Piratas das Caraíbas”, o “Mickey e a Minnie”, o “Peter Pan” e os “Cars”, são as propostas dos profissionais do Centro de Formação profissional para o Sector Alimentar da Pontinha, coordenados pelo chefe Vítor Nunes.

O castelo mágico da Disney é o mais atractivo de Óbidos durante quatro fins-de-semana

Para além das principais personagens da Disneyland Paris, o evento conta com os habituais concursos de gastronomia ligados à pastelaria, estando garantida  a presença de profissionais e entusiastas desta iguaria que concorrem, provenientes de vários pontos do mundo.
Do ponto de vista da animação decorre um festival de Cinema Disney na Casa da Música e na biblioteca municipal haverá sessões para crianças com histórias com chocolate.
Aos sábados, no Jardim do Solar da Praça de Santa Maria, decorre um espectáculo de dança, com literatura portuguesa, onde serão feitas leituras de textos de Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa e de João Villaret.
Quem fizer 10 anos no próximo dia 10 de Março tem entrada livre no festival, assim como os pais. No domingo a TVI estará a fazer um programa em directo, durante a tarde, do festival.
A Casa de Chocolate das Crianças está aberta, sob marcação, todos os dias e não apenas às sextas, sábados e domingos. Também os comerciantes e restaurantes de Óbidos e das Caldas vão participar no evento propondo aos clientes pratos alusivos. “O objectivo é divulgar o festival às pessoas das Caldas e também atrair à cidade os milhares de visitantes que vão a Óbidos”, explicou o presidente da ACCCRO, João Frade. Esta é a primeira vez que a associação comercial se associa, mas o responsável pretende que tenha continuidade nos próximos grandes eventos.
O administrador da Óbidos Patrimonium, José Parreira, destaca a repercussão que o evento está a ter na imprensa internacional, nomeadamente na Polónia, França, Inglaterra, Espanha e Alemanha.
O patrocinador deste ano volta a ser a Nestlé que, para além de oferecer à entrada um chocolate a todos os visitantes, irá também realizar diversas iniciativas com o seu espaço na cerca do castelo.
O orçamento do festival será na ordem dos 250 mil euros, menos 20% que em 2011. O preço do bilhete irá manter-se nos sete euros, e cinco euros para crianças com menos de 12 anos.
Os bilhetes estão disponíveis em www.obidos.bilheteiraonline.pt e podem também ser adquiridos em diversos pontos de venda em Óbidos, como nos CTT e CTT online, FNAC, entre outros.

Bom Sucesso com actividades ligadas ao chocolate

O Bom Sucesso Design Resort preparou um programa especial de alojamento durante o festival e um conjunto de actividades de ar livre sob o tema do chocolate. Com preços a partir de 52 euros por dia e por pessoa, é possível ficar no empreendimento, com dormida, pequeno-almoço e entrada no festival incluídas.
O Bom Sucesso organiza ainda  um programa de experiências em torno desta doce tentação. Foram criadas diversas propostas a pensar nas famílias e grupos de amigos. No próximo sábado, realiza-se o ChocolateGame&Party, uma tarde de paintball com lunch. No sábado seguinte terá lugar o Chocolate Play&Lunch, um torneio de ténis para famílias, a pensar no dia do Pai, com almoço e entrega de diplomas. Já no domingo, dia 25 de Março, realiza-se o Torneio de Golf de Chocolate e Ordem de Mérito.
Todas as informações, marcações e reservas podem ser realizadas através do e-mail reservation.hdv@bomsucesso.net ou através do telefone 262965300.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

6 COMENTÁRIOS

  1. Aproveito este artigo para manifestar o meu respeito por Óbidos e o seu Executivo.
    Sabendo que 2013 será um ano de grandes alterações com as novas regras da administração local, e com isso verificar-se-a grandes manobras de bastidores na composição das listas, principalmente no PSD Caldas da Rainha ( as eleições da JSD foi só o aperitivo), veria com muito bons olhos a possibilidade do Vereador Hugo Oliveira apresentar em conjunto com o Presidente de Óbidos Telmo Faria uma lista à Câmara Municipal de Caldas, tal como eu, muitos outros Caldenses ficariam positivamente surpreendidos.
    Ao povo desta terra falta aquele sentimento de propriedade, orgulho,associativismo e luta por uma causa comum, só atingido com a confiança na boa implementação estratégica do Executivo.
    Parabéns pelo 10º Festival de Chocolate e obrigado por colocarem o Oeste no mapa internacional.

  2. Essa era uma posibilidade que eu iria aplaudir de pé… até era bem capaz de me tornar militante para apoiar uma lista constituida em 1º pelo Sr. Telmo Faria e em 2º pelo Sr Hugo Oliveira

  3. Com o Sr. Telmo Faria em Caldas da Rainha a Cerâmica, as Termas, a Praia ganhavam uma vida nova.
    Enquanto uns falam na Marca Caldas sem saber muito bem como a deveriam desenvolver, com o Sr Telmo Faria o desenvolvimento do nosso Município era uma certeza

  4. Falta alma a esta Cidade, o Executivo ficou sem ideias…. Telmo Faria e Hugo oliveira para renescer esta Cidade.

  5. Quem me derá ir ai mas n posso… achei o castelo de chocolate muito lindo e delicioso :d :D escolhi este festival ao velo na Tv e vou usa-lo para um T.P.C da escola :D queria mesmo muito ir ai D: