Folio regressa à vila de Óbidos em outubro numa edição dedicada ao “Outro”

0
132
O evento, que arrancou em 2015, não se realizou o ano passado por causa da pandemia

Evento presencial, a decorrer entre 14 a 24 de outubro, com a participação de autores internacionais e, possivelmente, uma presença nobel. Será assim o festival literário internacional deste ano

A nobel da literatura, Herta Muller, tinha a presença confirmada, com data marcada, para a edição de 2020 do Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, mas as restrições provocadas pela pandemia levaram a que o evento fosse suspenso.
A autora romeno-alemã, que em 2009 recebeu o mais alto galardão atribuído a um escritor, deverá vir a Óbidos este ano, estando apenas a sua participação dependente da possibilidade de viajar na altura do evento.
Esta é uma das novidades do Folio, que terá por temática “O Outro”, numa reflexão sobre refugiados e migrantes, as guerras, mas também sobre o outro que há entre um de nós e em quem nos tornámos depois da pandemia. Terá lugar entre 14 a 24 de outubro, data escolhida pela organização por considerar que já haverá garantias de algum controlo da pandemia, com a maioria da população vacinada e a possibilidade de viagens internacionais. Não se realizou antes, numa vertente exclusivamente online, porque não seria transmitir a mais valia do evento, que “é o castelo, as muralhas, a rua, o contato com escritores, editoras, com o livro físico, os debates e os espetáculos”, enumera Paula Ganhão, responsável pelos serviços de cultura da Câmara de Óbidos, à Gazeta das Caldas.
Esta edição contará com algumas alterações em relação às anteriores, desde logo pela concentração das principais atividades na tenda principal, que será instalada na Praça de Santa Maria e onde terão lugar os debates e encontros com escritores. O objetivo é o de criar um ambiente mais seguro, com circuitos alternados, que não se consegue nas pequenas salas distribuídas pelos vários espaços da vila e que era uma das características do Folio. Haverá uma outra tenda na cerca do castelo, onde decorrerão os concertos.
O evento, ao nível da programação decorrerá nos moldes do ano anterior, com programadores para as diversas áreas, tendo como novidade a entrada de Ana Sofia Godinho, chefe de divisão da Educação da autarquia, como curadora do Folio Educa, em substituição de Maria José Vitorino. No Folio Autores mantém-se a curadoria da jornalista Ana Sousa Dias e Pedro Sousa, da Sociedade Vila Literária, e Mafalda Milhões continua como curadora do Folio Ilustra. A programação da Folia é assegurada pela empresa municipal e Fundação Inatel, e o Folio Mais, terá como curador José Pinho, da Livraria Ler Devagar, em colaboração com as editoras.

O festival estará concentrado em duas tendas, uma na Praça de Santa Maria e outra na cerca do Castelo

Evento pretende promover Óbidos enquanto destino literário a nível internacional

A componente da internacionalização é importante no evento, que pretende promover Óbidos enquanto destino literário, estando já convidados escritores dos Estados Unidos e, sobretudo, dos países de língua oficial portuguesa.
“Este é um evento muitíssimo importante para a recuperação, o mais rápido possível, do setor económico”, considera o presidente da Câmara, Humberto Marques, dando conta do forte maior retorno da notícia gerada num contexto nacional e internacional.
“Precisamos do público nacional, mas também dos turistas internacionais, que possam começar a vir para Óbidos e a sentir essa segurança”, concretizou o autarca.
No decorrer do Folio haverá um centro de testagem rápida à Covid 19 na vila, permitindo que todos os participantes o possam utilizar para se sentirem mais seguros. O bilhete para participar nas sessões, gratuito, terá de ser adquirido com antecedência, de modo a permitir o controlo das entradas em cada evento.
Organizado pela autarquia em parceria com a Sociedade Vila Literária, o festival terá este ano um orçamento próprio na ordem dos 250 mil euros e conta com o apoio de diversos parceiros como a Fundação Inatel e Millenium BCP.