Grandes eventos na região começam a “desconfinar”

0
616
A cerca do castelo de Óbidos volta a acolher um evento medieval, mas que não terá as tradicionais tasquinhas

Com o pós-confinamento e o regresso à “normalidade”, vários municípios do Oeste decidiram retomar os grandes eventos que dinamizam, sobretudo, durante o verão. Outros, mais cautelosos, esperam pela evolução da pandemia

Este ano, os usos e costumes medievais voltam à vila de Óbidos, ainda não sob a forma do Mercado Medieval, mas num evento com recriação histórica e animação. Entre 15 de julho e 15 de agosto (durante quatro fins-de-semana) a cerca do castelo irá ser palco de oficinas de artes e ofícios antigos, apontamentos de falcoaria e quinta pedagógica. Com um horário de funcionamento previsto entre as 10h00 e as 18h00, terá à noite espetáculos de música, teatro e fogo. À porta da vila será recriada uma pequena mouraria e, pela vila, terá lugar um teatro imersivo, em que os visitantes integram a peça. No fim-de-semana de 10 e 11 de agosto irá realizar-se um torneio internacional de tiro com arco na cerca do castelo e a organização está a planear a recriação de caçada real, que termina com um banquete. Pelo concelho serão dinamizados percursos históricos.
O evento contará ainda a componente digital, com a disponibilização de conteúdos de especialistas deste período histórico que estudaram a vila. Haverá conversas, tertúlias e vídeos que serão transmitidas durante o evento.
Organizado pela Óbidos Criativa, o evento pretende “dar um sinal de que estamos preocupados com a nossa economia e necessitamos mesmo de atrair pessoas para permanecer em Óbidos durante alguns dias”, explicou o administrador da empresa municipal, Alexandre Ferreira. O responsável garante que estão a ser tidas em conta todas as regras de distanciamento e segurança, lotações reduzidas, que poderão ser alteradas se a situação pandémica o permitir. De fora ficarão as tasquinhas, uma das grandes atrações do Mercado Medieval, por causa das restrições em termos de área. “Costumamos ter quatro a cinco mil pessoas no espaço e nesta fase poderemos ter 600 a 700 pessoas no máximo”, explica Alexandre Ferreira, acrescentando que há ano e meio que,praticamente, não se realizam eventos em Óbidos.

Também Alcobaça disponibiliza um conjunto de iniciativas culturais a decorrer de forma presencial. Por estes dias realizam-se em espaços da cidade espetáculos no âmbito do Festival Manobras e, para o fim-de-semana de 12 e 13 de junho, uma dramaturgia teatral inserida no projeto Aljubarrota 1385, no qual será invocada a importância histórica da Batalha de Aljubarrota. Também no verão regressam aos estádios do concelho grandes espetáculos, como os concertos de Blaya, Capicua, Mafalda Veiga e os integrados nas comemorações do Dia de São Bernardo, com Expensive Soul, Jorge Palma e Toy. Entre setembro e outubro regressa o festival Novo Palco, onde os artistas locais têm oportunidade de mostrar o seu talento, e o Festival Literário e de Cinema, Books & Movies, que permite ao público dialogar com escritores, realizadores e artistas em vários espaços culturais da cidade. Em novembro, será a vez da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais voltar ao mosteiro para a sua 23ª edição. A autarquia sublinha a prioridade em garantir toda a segurança e cumprimento rigoroso das regras sanitárias e deixa um convite à comunidade para participar nas manifestações culturais.
Também na Nazaré irão realizar-se eventos durante o verão, a decorrer no Estádio do Viveiro – Jordan Santos (Praia da Nazaré). De 16 a 20 junho terá lugar o Euro Beach Soccer League e no mês seguinte decorrerão mais dois torneios. Entre os dias 2 e 4 de julho realiza-se o Arena mil beach handball e, entre 12 e 18 de julho, decorrerá o Euro Winners Cup. Todos eles estão abrangidos pelas medidas previstas no Plano de Contingência do Estádio do Viveiro – Jordan Santos, e que se encontram em linha com as normas orientadoras da DGS para este tipo de evento.
No Bombarral, o município está a organizar o Festival do Vinho Português e Feira Nacional da Pera Rocha, que voltará a ser presencial, embora num formato diferente dos anos anteriores e adaptado ao contexto de pandemia. O evento, que também contará com concertos, irá decorrer na Mata Municipal, em agosto.
Já o Cadaval não decidiu ainda a realização de eventos para este ano.

Caldas ainda não irá realizar eventos de massas e o Cadaval está por decidir a programação

Aposta nos eventos para atrair visitantes e dinamizar a região após a pandemia

Caldas sem grandes eventos
Mais cauteloso relativamente à realização de eventos de massas está o município das Caldas da Rainha, que este ano ainda não irá realizar a Frutos, Tasquinhas e Marchas Populares, devido à Covid-19. Todavia, está a trabalhar num conjunto de iniciativas de animação, num “formato adequado ao contexto de crise sanitária que ainda não ultrapassámos totalmente”, esclarece a autarquia. Nesse sentido, poderão realizar-se mercados no Parque e no Largo do Termal, bem como concertos no Parque, a iniciativa Música sobre Rodas nas freguesias, peças de teatro no Parque, o Anima Freguesias e Caldas Anima, e ainda workshops ou animação infantil. A programação está a ser elaborada e pensada para que sejam salvaguardadas as recomendações sanitárias, conclui.