Formação de proximidade para valorizar áreas identitárias das Caldas

0
199
Representantes das diversas entidades durante a apresentação da terceira edição do curso de Turismo de Saúde e Bem Estar

Turismo de Saúde e Bem-Estar e Vitrinismo são dois cursos de formação de proximidade, que têm por objetivo capacitar os profissionais que trabalham no setor e atrair turistas. Trata-se de uma parceira entre várias entidades

Arlete Jerónimo trabalha nas Termas das Caldas desde 2019, altura em que deixou a área da educação para abraçar este desafio. Para melhorar as suas competências o ano passado decidiu ingressar no curso de Turismo de Saúde e Bem-Estar, promovido pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO). Duas colegas, que tinham participado na primeira edição, deram-lhe um retorno muito positivo e Arlete, que está agora a frequentar a parte teórica, corrobora da mesma opinião. “É uma formação que é útil”, considera, dando nota dos conteúdos ao nível da legislação, normas de qualidade, acolhimento, atendimento, “que são essenciais para prestarmos um bom serviço”. A administrativa pretende também frequentar a parte prática, muito vocacionada para as massagens. “Vai ser um complemento às minhas funções, mas é na parte administrativa que me sinto melhor”, reconhece.
Arlete Jerónimo encontra-se a frequentar a terceira edição do Curso de Turismo de Saúde e Bem-Estar, uma formação b-learning, ou seja, em que a primeira parte, teórica, é online, e a parte prática será presencial e irá decorrer no Hospital Termal. Atualmente o curso conta com 21 participantes que poderão, ou não, fazer depois a componente prática que, num total de 250 horas de formação, irá integrar os módulos de técnicas terapêuticas do Leste Asiático (shiatsu, reflexologia, massagem Ayurvédica e massagem tailandesa), práticas de inspiração Oriental, como o ioga, tai-chi e chi-kung e a ainda técnicas terapêuticas sensoriais como a musicoterapia, chocoterapia e vinoterapia e a aromaterapia, com os óleos essenciais. Os participantes irão ainda aprender técnicas termais e de hidrobalneoterapia, massagem geotermal e duche termal, massagens de duche Vichy e talassoterapia. As inscrições irão abrir em inícios de fevereiro para arrancarem a seguir ao Carnaval.
Na apresentação desta terceira edição, que decorreu no Hospital Termal a 27 de janeiro, Daniel Pinto, diretor da EHTO, realçou que esta formação apenas se realiza nesta escola e já integrou 40 pessoas (nas duas primeiras edições). “Esta área do bem-estar a nível do termalismo tem tido uma grande procura, com participantes de norte a sul do país”, disse o responsável, destacando a importância deste subsetor.
Esta edição tem também a particularidade de ser gratuita para os participantes, sendo o custo assegurado pelo Turismo de Portugal no âmbito do programa Formação Mais Próxima, com o objetivo último de reativar o turismo, neste período após a pandemia.
“O intuito é também valorizar uma entidade local, neste caso o Hospital Termal, assim como os recursos endógenos e a história da cidade”, referiu Daniel Pinto, que se apercebeu que nas Caldas existem várias pequenas empresas que apresentam es serviços de estética e massagens, que podem complementar a sua formação. “Este curso tem como grande objetivo preparar as pessoas que trabalham neste setor a oferecer novas experiências aos turistas”, concretizou.
Para o presidente da ACCCRO, Luís Gomes, é importante potenciar ações de formação, para a cidade e país, que têm um impacto positivo para quem nos visita. “A formação é importante para potenciar mais áreas do negócio e esta, dentro da área da saúde e bem-estar, está bem enquadrada na nossa cidade permitindo vender experiências novas e diferenciadoras”, referiu, realçando assim a parceria com a escola de hoteleria e turismo. Também o presidente da Câmara, Vítor Marques, destacou as parcerias entre várias entidades locais com vista a potenciar as oportunidades e deu nota das ações que a autarquia está a implementar, também ao nível do termalismo, com uma maior oferta na componente de bem-estar já a partir de fevereiro.

Vitrinismo volta em abril
Outro curso ministrado no âmbito da Formação Mais Próxima foi o de vitrinismo, em que participaram 25 pessoas, que receberam o diploma nesta cerimónia. “O curso esgotou em 48 horas”, lembrou Daniel Pinto, dando nota de que a escola irá iniciar, em abril, uma segunda edição com o intuito de trabalhar o tema da Páscoa e de preparar as montras para as Festas da Cidade. Este tipo de formação permite estruturar “cursos completamente à medida” nas horas ou nos conteúdos a serem abordados, explicou Marta Marques, coordenadora da formação executiva na EHTO, acrescentando que nunca fazem cursos muito longos porque as pessoas trabalham, preferindo antes abordar as temáticas de uma forma mais “cirúrgica”. ■