ETEO forma técnicos de termalismo desde 2006

0
172
Gazeta das Caldas

A formação, de nível IV, tem uma componente prática lecionada no Hospital Termal

O primeiro curso profissional de técnico de termalismo de nível IV teve início na ETEO no ano letivo de 2006-2007. Com uma duração de três anos, esta formação permite aos participantes orientar e assegurar funções inerentes ao processo terapêutico termal nas suas diversas aplicações, de acordo com prescrição de técnicos superiores de saúde. Desde o seu início já quatro turmas completaram a sua formação e está uma turma no seu primeiro ano.
A formação prática é feita desde sempre nas instalações do Hospital Termal, mesmo quando este ainda pertencia ao Ministério da Saúde. “E os nossos coordenadores do curso sempre foram os diretores clínicos do Hospital Termal”, concretiza a presidente da direção da ETEO, Filomena Rodrigues, acrescentando que “há um sentido de responsabilidade muito grande, com um enfoque na defesa da qualidade e preparação dos técnicos”. Há inclusivamente ex-alunos deste curso a trabalhar como técnicos nas termas caldenses.
Em setembro do ano passado esta escola iniciou o curso técnico profissional de massagem de estética e bem-estar. Trata-se de uma formação que “vai beber muito” da experiência, dos equipamentos e dos formadores que possuem na área do termalismo, sendo que a diferença está na aplicação dos conhecimentos, sobretudo em massagens que utilizam água mineral natural.
Filomena Rodrigues salienta que esta é uma formação que necessariamente tem de ser oferecida na cidade, tendo em conta a sua vertente histórica e pela aposta na qualidade dos técnicos. “Era muito importante que se criassem condições para haver alguma investigação ligada à água termal e ao termalismo nas Caldas”, diz, acrescentando que estes cursos podem dar um contributo significativo em prosseguimento de estudos e melhoria e aperfeiçoamento das formações dos jovens. ■