Francisca Vieira fez 100 anos

0
755
Na Associação de Solidariedade e Educação de Salir de Matos não é todos os dias que uma utente faz cem anos

Francisca Ribeiro Vieira, que se encontra no Lar de Salir de Matos, celebrou 100 anos, a 21 de Março de 2012. A D. Francisca é natural de Serra Del Rei, em Peniche, e muito nova foi   trabalhar para Lisboa como empregada de uma família abastada que possuía também uma casa em Óbidos. Como às vezes acompanhava os patrões à residência de fim-de-semana, conseguia, assim, estar algum tempo mais perto da sua família.
Quando casou ficou a viver na Dagorda. Teve dois filhos. Trabalhavam no campo, tinham animais e vendiam na praça das Caldas da Rainha os seus produtos e o leite das vacas que também possuíam.
Apesar de nunca ter frequentado a escola, a D. Francisca aprendeu a ler e escrever. Mais tarde, a sua família adquiriu a Ernesto Moreira (médico muito reconhecido nas Caldas como cirurgião no Montepio Rainha D. Leonor) uma propriedade por 250 contos, no Casal Belver, nas Caldas da Rainha, que logo se tornou no novo lar. Ali viveu mesmo depois do seu marido ter falecido. Aos 92 anos Francisca Vieira foi para um lar por ter dificuldades de locomoção. Actualmente tem um filho, quatro netos e cinco bisnetos.
A centenária está no lar da Associação de Solidariedade e Educação de Salir de Matos (ASESM) desde Maio de 2011 e segundo responsáveis daquela instituição “continua lúcida, não tem grandes problemas de saúde e gosta de contar histórias, especialmente “malandras”. Explica uma nota sobre o aniversário de Francisca Vieira que esta “é um exemplo de longevidade e um orgulho para a instituição”. A ASESM tem a seu cargo valências de Jardim de Infância com 60 crianças, Apoio Domiciliário com 44 utentes, Lar de Idosos com 30 utentes e Centro de Dia com 13 utentes.

N.N.

Loading

- publicidade -
- publicidade -