A fruta como elemento essencial de um menu imaginativo

0
632
- publicidade -

Notícias das Caldas“Quis fazer uma refeição em que o essencial fosse a fruta”, diz Maria João, 22 anos, de Tomar, a viver actualmente nas Caldas da Rainha onde espera concluir o curso de Cozinha. A sua cozinha de autor do passado dia 5 de Abril, inspirou-se em frutos, sobretudos tropicais, porque a jovem quis dar um toque brasileiro à ementa.

“Pensei no Brasil porque é um país quente e tem mais cores”, contou, após a refeição, que a deixou muito satisfeita pois teve a percepção de que as pessoas gostaram.

Quando acabar o curso, Maria João quer sair do país! Diz que tenciona ir para França. No fundo expressa o mesmo desejo da grande maioria dos jovens que quase todas as semanas são entrevistados pela Gazeta das Caldas no âmbito desta rubrica e que estão a concluir os seus cursos. Em Portugal é que poucos querem ficar…

- publicidade -

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) revela-se, assim, uma instituição que obedece aos desígnios do governo quando este aconselha os jovens a emigrar. A escola forma-os e exporta-os.

A conversa decorre no fim do almoço, duas horas depois deste se ter iniciado com um aperitivo no bar do restaurante de aplicação da EHTO. Um Vodka Martini, que se termina já na mesa, quando é servida a entrada, designada Perú no Forno com Legumes de Fruta Fresca. Perú com kiwi e papaia revelou-se uma boa combinação. Não é certo que a refeição era inspirada na fruta?

Segue-se o Creme de Cenoura com Natas e o Salmão Grelhado com Ratatui. Tudo devidamente bem apresentado e acompanhado de um Cerejeiras Branco 2011.

Com o prato de carne que aí vem, muda-se para o tinto. A proposta é para um vinho da Bairrada – um Quinta do Encontro 2010, que acompanha um Naco Assado com Puré de Feijão Preto e Ananás Grelhado. Este prato foi, sem dúvida, o mais bem conseguido da jovem Maria João.

A refeição termina com um Leite Creme de Coco (que foi servido dentro de côco aberto ao meio) acompanhado de um Favaios. O convite para um digestivo foi declinado.

André Ferreira, 24 anos, é de Almada e está a terminar o curso de Restauração e Bar. Tenciona prosseguir para a licenciatura em Gestão Hoteleira, mas quer fazê-lo já enquanto estiver a trabalhar. Durante este almoço ele foi o escanção de serviço, uma actividade de que diz gostar porque lhe permite aprender sobre vinhos e a forma como estes se conjugam com os diferentes pratos.

As honras da casa no que diz respeito ao serviço de mesa estiveram a cargo de Bárbara Santos, 19 anos,  que veio do Funchal para as Caldas da Rainha há três anos para estudar na EHTO. Enquanto chefe de restaurante, compete-lhe saber as ementas, organizar os chefes de turno e preparar a decoração da sala.

A jovem finalista tenciona tirar o curso de Gestão de Turismo de nível IV e depois gostaria de trabalhar como hospedeira de bordo ou numa agência de viagens.

Notícias das CaldasA ementa da Nídia

Nídia Dias, 25 anos, natural de Ferrel, foi a chef responsável pela outra ementa do almoço, a qual, por evidente incapacidade para almoçar duas vezes, o jornalista não pode degustar. Aqui fica o registo da sua proposta:

Mini Tarte de Camarão, Sopa de Grão com Espinafres e Bolinho de Bacalhau, Cavala Frita com Migas de Grelos, Lombinho de Porco com Batata Ponte Nova e Pimentos e sobremesa de Gelado de Pêra Rocha em Tulipa com Molho de Frutos Silvestres.

Vinhos: Um verde Quinta do Luou (Ponte de Lima), um branco Foral da Vila 2009, da Adega Cooperativa de Favaios e um tinto alentejano Herdade dos Grous 2009.

- publicidade -