Cerca de 60 pessoas não tiveram medo do frio nem dos aguaceiros que ameaçavam cair na manhã do passado domingo (29 de Janeiro) e participaram na caminhada que inaugurou a ecopista das Gaeiras.
Esta infraestrutura desportiva tem uma extensão de 1,5 quilómetros e liga o centro da vila até ao Complexo Escolar do Alvito.
De acordo com o presidente da Junta de Freguesia, Luís do Coito, com esta obra pretende-se criar um espaço de lazer, para caminhadas e passeios de bicicleta, fácil de percorrer. Por outro lado, com a nova centralidade ganha pelo Alvito, a ecopista dará também resposta às pessoas que se deslocam a pé para o cemitério, para a extensão de saúde ou para o parque desportivo.
No trajecto existe uma área com equipamentos de manutenção física, garantidos pela Junta de Freguesia, que são um complemento da ecopista e que custaram 100 mil euros, suportados pela autarquia de Óbidos, através de um protocolo assinado com aquela freguesia.
O presidente da Câmara, Humberto Marques, destacou que “esta é mais uma obra, entre outras, que procura responder a um sistema de mobilidade livre de emissões de carbono no nosso concelho”. Em construção está uma infraestrutura semelhante em A-da-Gorda.
Para o próximo domingo está previsto um passeio pedestre pelas Gaeiras, organizado pelos Caminheiros das Caldas da Rainha e Óbidos, onde também será utilizada a ecopista.
Luís do Coito disse que no futuro esta via deverá ser prolongada até ao Convento de S. Miguel e barragem do Arnóia. A Junta das Gaeiras tem também em projecto a recuperação do Carreiro dos Frades, um caminho que passa pelo centro da vila e que no passado servia de ligação entre o Convento de S. Miguel e o Mosteiro de Alcobaça.