Já imaginou estacionar o seu carro numa garagem e ir embora, sabendo que ele é arrumado automaticamente no seu lugar e que quando o quiser basta-lhe usar o seu telefone para o chamar? Não estamos a falar de um carro especial, tipo Kitt. A solução está nas garagens. Hoje apresentamos as garagens automáticas (ou plataformas elevatórias de estacionamento), que são uma solução de estacionamento que permite estacionar mais carros em menos espaço.
Existem muitos tipos de plataformas elevatórias de estacionamento, para a quantidade de carros que bem se entender.
Por exemplo, se tem apenas uma garagem, mas tem dois carros pode instalar uma plataforma para os arrumar um em cima do outro, no espaço que era ocupado por apenas um. Isto desde que tenha um pé direito de 2,90 metros.
Os preços começam nos 8000 euros para as manuais (que obriga à presença humana) e nos 15 mil para as automáticas.
Entre as garagens automáticas também há soluções que desaparecem porque a plataforma onde estaciona o carro é baixada para o subterrâneo, e no seu topo (ao nível do solo) fica, por exemplo, chão de calçada, dando continuidade ao seu redor, ou um pequeno lago decorativo ou ainda uma zona de lounge. “Isto é tecnologia pura, requer sabedoria porque não é fácil”, diz Francisco Bento, da empresa caldense Ascensores do Oeste – que instala este tipo de produto desde 2013 -, acrescentando que “isto é o futuro”.
Há garagens subterrâneas com nove pisos e edifícios com centenas de lugares (com várias entradas e saídas) em que as plataformas arrumam os carros automaticamente e também há silos automáticos para bicicletas que permitem arrumar 128 bicicletas em 38 metros quadrados. “Há uma solução para cada caso”.
Francisco Bento realça que este tipo de produto “funciona principalmente na reabilitação de edifícios antigos que precisam de espaço, porque hoje o espaço de estacionamento é escasso em Lisboa e é preciso rentabilizar o espaço”.
Mas este tipo de solução encontra procura também entre clientes endinheirados, que buscam a estética e a última tecnologia.
Entre os mais de 500 lugares instalados pela empresa (que é a representante exclusiva da Wohr em Portugal), o maior projecto que foi em Lisboa, num prédio que foi renovado. A garagem tinha 21 lugares que se localizavam entre nove e 15 metros abaixo do solo.