Gastronomia espanhola à prova na Escola de Hotelaria

0
938
Gazeta das Caldas
Os alunos que prepararam e serviram a refeição relativa a Espanha |Joel Ribeiro

A cozinha espanhola é uma das mais conhecidas e recriadas no mundo da gastronomia. Este foi o quarto país a ser visitado pelo projecto Raízes, que põe à prova os finalistas dos cursos técnicos de Cozinha e Pastelaria e de Restaurante e Bar da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO).
Entre a panóplia de pratos ricos do país vizinho, os alunos e a coordenação dos cursos escolheram alguns bastante representativos.
A refeição começou com o incontornável gaspacho, uma sopa com distintos sabores a tomate e pepino, servida bem fresca.
Para entrada, ovos servidos de duas maneiras. Surgiam numa tortilha de cebola, pimento e batata, e também escalfados por cima de um saboroso guisado de cogumelos. Ambas as soluções acompanhavam com típicos pimentos padron. Uma entrada ideal para partilhar.
Como prato principal, aludindo à tradição taurina de nuestros hermanos, foi servido um belo guisado de rabo de boi acompanhado com batatas bravas enriquecidas com molho de tomate.
Na sobremesa, não podiam faltar os churros. Ou melhor, churritos regados com molho de chocolate. Acompanhavam com gelado de creme catalão e caramelo, e uma rica galega tarte de Santiago (de Santiago de Compostela), um doce conventual à base de amêndoa, canela e limão.
Uma ementa de sabores fortes, que misturaram alguns pratos idealmente servidos na estação quente com outros que transmitem conforto à barriga e à mente, sobretudo quando está mais frio, mostrando que também nessa vertente quão rica pode ser a cozinha espanhola.

“O objectivo é ser directora de Food & Beverage, ou ter o meu próprio bar”

Gazeta das Caldas
Adriana Duarte

Adriana Duarte tem 19 anos, é da Lourinhã e é finalista do Curso Técnico de Restaurante e Bar. Foi a tia com quem vive que a inspirou a enveredar pelo mundo da restauração e hotelaria. “Tenho orgulho no trabalho que ela faz, do conhecimento que tem”, contou à Gazeta das Caldas.