Sessão juntou académicos e editores europeus em França
A Gazeta das Caldas foi um dos periódicos portugueses que esteve em análise na conferência do projeto IQ Media, que se realizou nos dias 7 e 8 na cidade francesa de Nice. O evento abordou a inovação no setor dos media e foi organizada pelo Grupo Nice-Matin, que possui um jornal diário que cobre região de Provence – Alpes – Côte d’Azur. Intervindo no painel sobre ‘Modelos de Negócios Bem-Sucedidos’, a presidente da Associação Portuguesa de Imprensa apresentou o trabalho realizado ao longo dos anos por seis meios e as estratégias seguidas nos últimos anos. Para além da Gazeta, foram apresentados por Cláudia Maia os exemplos dos jornais Região de Leiria, Jornal do Fundão, Notícias de Gouveia, Sul Informação (Faro)e, ainda, a Deco Proteste.
Em relação ao nosso jornal, que celebra um século de vida em 2025, a presidente da APImprensa destacou a proximidade e envolvimento junto da comunidade, através da realização de eventos e também da publicação de livros sobre várias temáticas locais e regionais. Foi projetado na sessão um vídeo editado pela Gazeta que foi estreado na celebração do último Dia Nacional da Imprensa, realizado em Lisboa, onde se destaca, por exemplo, a entrega direta e semanal do jornal a diversos assinantes na sede da nossa cooperativa.
Esta conferência integrou o projeto transeuropeu IQ Media Hub, que conta com o apoio da União Europeia e colaborações de universidades e agentes de media de vários países, como a National & Kapodistrian University of Athens e outros parceiros gregos, franceses e cipriotas, para além da APImprensa. O próximo evento ocorrerá em Atenas em 2025. ■