Eleitos novos órgãos sociais da APImpresa
A Cooperativa Editorial Caldense passou a integrar a Direção da APImprensa (Associação Portuguesa de Imprensa), cujas eleições decorreram no passado dia 20 na Casa da Imprensa, em Lisboa. Cláudia Maia, diretora e editora da DECO PROTeste Editores, é a nova presidente da Direção, estando a proprietária da Gazeta das Caldas representada por Paulo Ribeiro, secretário do Conselho de Administração da cooperativa. Os novos órgãos sociais foram eleitos por unanimidade. O Grupo Impresa passou a presidir à Assembleia Geral e a Associação Nacional de Ópticos ao Conselho Fiscal.
No discurso aos associados após o ato eleitoral, Cláudia Maia frisou que “a imprensa e as empresas do setor enfrentam vários desafios no mundo contemporâneo que são, ao mesmo tempo, oportunidades para reforçar o seu papel enquanto garante de uma sociedade informada e democrática”. Daí que, entre as prioridades da nova Direção, figure o reforço da representação dos associados junto de parceiros estratégicos nacionais e internacionais, que facilitem a criação de redes colaborativas para partilha de conhecimento, formação, discussão e aplicação de estratégias para o desenvolvimento e para a expansão do setor. Outra preocupação é o facto de muitos concelhos não terem um órgão de informação local.
É a primeira vez que a Cooperativa Editorial Caldense integra a direção da APImprensa, tendo anteriormente pertencido ao Conselho Fiscal. Na AIND (Associação de Imprensa Não-Diária), antecessora da APImprensa (constituída em 2004), chegou também a pertencer à Direção. A APImprensa é a maior e mais representativa associação patronal de imprensa em Portugal. Com mais de 200 empresas associadas, representa cerca de 450 títulos de âmbito nacional, regional, local, técnicoprofissional e especializado. ■