GNR deu conselhos a comerciantes do Bombarral

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Aconselhar os comerciantes do Bombarral sobre as medidas que poderão contribuir para aumentar a segurança dos seus estabelecimentos comerciais foi o objectivo de uma sessão promovida pela GNR no auditório municipal daquela vila.
No âmbito do programa Comércio Seguro, elementos da GNR apresentaram alguns conceitos de segurança, destacando a importância do alarme estar ligado à central de segurança e ao telemóvel, bem como a instalação de câmaras de vigilância com gravação de imagem.
“Embora não evite os furtos, os estabelecimentos que têm este sistema são menos vulneráveis do que os que não o têm”, frisaram os responsáveis da GNR.
As autoridades policiais aconselham ainda os comerciantes a colocar pinos de segurança em frente à porta de entrada, grades de protecção na porta e nas montras, sensores de movimento ligados à iluminação exterior da loja, avisos sonoros e espelhos em locais estratégicos.
Ter pouco dinheiro na caixa registadora e deixar a mesma aberta depois de o retirar, são outras das medidas aconselhadas, uma vez que se “a caixa estiver fechada, o ladrão vai pensar que tem dinheiro”.
É também importante os comerciantes redobrarem a vigilância na abertura e no fecho das suas lojas, tendo atenção às pessoas que rodeiam o estabelecimento, uma vez que é nestas alturas que se verifica o maior número de roubos.
“Se surgir um indivíduo que levante suspeita, devem contactar de imediato as forças de segurança pois o facto da GNR passar pelo local pode ser suficiente para inibir o ladrão”, referiram os guardas.
Outro conselho foi que os comerciantes efectuem os depósitos de dinheiro várias vezes ao longo do dia, variando as horas em que o fazem e o trajecto que usam para se deslocarem ao banco.
No caso de serem alvo de um assalto, estes devem manter a calma, não resistir, ser cooperantes, memorizar a fisionomia e os sinais particulares do assaltante, reter a direcção da fuga e a matrícula do veículo usado.
Na conclusão da apresentação, os oradores destacaram que “a segurança começa em cada um de nós”, salientando a importância das vítimas apresentarem sempre queixa na GNR, mesmo que posteriormente acabem por não seguir para tribunal.
A iniciativa serviu também para as autoridades ouvirem os comerciantes sobre o que estes acham que poderia ser melhorado para que o comércio esteja mais seguro.

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