Uma operação do Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Alenquer resultou em seis buscas domiciliárias no Cadaval e quatro nas Caldas da Rainha durante todo o dia 19 de Janeiro.
As buscas tiveram lugar no âmbito de dois inquéritos, um por tráfico de droga e outro por lenocínio (favorecimento da prostituição com intuitos lucrativos).
Durante a manhã de 19 de Janeiro os militares da GNR identificaram alguns “consumidores” que estavam perto dos locais visados.
Da parte da tarde foi dado cumprimento a quatro mandados de busca nas Caldas da Rainha, tendo sido constituído arguido um suspeito e apreendido material relacionado com lenocínio e prostituição (preservativos, vibradores e vendas para os olhos, entre outros). Foram ainda identificadas duas mulheres, uma delas em situação irregular no país.
No âmbito da mesma investigação, foi ainda efectuada uma busca a um estabelecimento comercial no Cadaval. Três pessoas (o gerente e duas mulheres) foram conduzidas ao posto para inquirição.
O NIC de Alenquer não prestou mais declarações sobre este caso por ainda se encontrar em investigação.
PSP apanha assaltante da Câmara da Nazaré
Um homem de 31 anos foi apanhado pela PSP da Nazaré minutos depois de ter feito vários furtos no edifício da Câmara Municipal durante a tarde de 23 de Janeiro.
A polícia recebeu um telefonema porque alguém viu o indivíduo, com um gorro na cabeça, com uma mala a tiracolo que era propriedade da Câmara. De imediato os agentes procederam às buscas do homem e acabaram por o interceptar. Na sua posse estavam um computador portátil e a mala de transporte, uma máquina fotográfica digital, quatro telemóveis, um cofre, três pen drive, três cartões de memória, um leitor de MP3, 18 canetas, um relógio e sete cheques em branco.
O material, avaliado em 2800 euros, foi devolvido à Câmara da Nazaré, à excepção de dois telemóveis que não seriam propriedade da autarquia.
Um estabelecimento comercial na Nazaré foi assaltado durante a madrugada de 18 de Janeiro. Do seu interior foram furtados artigos informáticos avaliados em 10 mil euros.
Três jovens com 20 anos foram identificados pela PSP de Peniche, dia 19, na sequência de uma rusga naquela cidade, onde foi encontrado haxixe suficiente para a confecção de 48 doses individuais. No local não foi possível descobrir qual dos jovens poderia ser o possuidor do produto estupefaciente.
No dia 14 uma mulher de 30 anos entregou na esquadra da PSP da Nazaré uma embalagem com haxixe que terá encontrado no pátio da sua residência. Embrulhada numa película aderente e no interior de uma meia estava droga suficiente para a confecção de 2490 doses individuais.
A 17 de Janeiro foram assaltadas duas casas no Baleal e na Foz do Arelho. Em Cortém (Vidais) assaltaram um automóvel.
No dia seguinte houve assaltos a duas casas na Foz do Arelho e no Pinheiro (Benedita) e a quatro veículos no Baleal, Foz, São Martinho e em Salir de Matos.
Duas viaturas foram assaltadas em Tornada a 19 de Janeiro. No mesmo dia foi assaltada uma casa na Gracieira (Óbidos) e um edifício no Bom Sucesso.
No dia 21 de Janeiro a GNR do Bombarral recebeu duas queixas pelo furto de gasóleo a viaturas. No mesmo dia foi detido um homem de 42 anos por furto de um objecto do interior de um estabelecimento comercial. Em Salir de Matos foi assaltada uma viatura.
A 23 de Janeiro assaltaram uma casa em Almofala e um veículo no Vau.
Dois carros furtados nas Caldas da Rainha a 22 e 23 de Janeiro foram recuperados no dia seguinte pela PSP. Como vem sendo habitual, os veículos foram transportados para a esquadra, para uma peritagem técnica, sendo posteriormente entregues aos seus proprietários.
No dia 18 a PSP recuperou uma mota que tinha sido roubada a 15 de Janeiro.
Um veículo ligeiro de mercadorias, avaliado em quatro mil euros, foi furtado durante a madrugada de 24 de Janeiro nas Caldas da Rainha.
Está preso no Estabelecimento Prisional de Caldas da Rainha o jovem de 23 anos que, juntamente com outro indivíduo de 18 anos, tinha fugido das celas do tribunal de Santarém a 12 de Janeiro, quando estavam para ser presentes ao juiz de instrução criminal por vários crimes que tinham cometido no dia anterior.
Um condutor de 24 anos foi detido na Nazaré, a 23 de Janeiro, por conduzir um veículo que se encontrava apreendido por falta de seguro. A GNR do Bombarral deteve, no dia 18, um indivíduo que conduzia com uma taxa de alcoolémia de 2,30 gr/l.
Uma jovem de 17 anos foi detida nas Gaeiras, no dia 21, por conduzir ilegalmente um carro. No dia 22 foi detido um indivíduo que conduzia com 1,38 gr/l. Um homem de 45 anos foi detido a 23 de Janeiro pela GNR de São Martinho com 1,97 gr/l.
De 17 a 23 de Janeiro a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial um total de 22 acidentes, dos quais resultaram nove feridos ligeiros.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt