O Governo autorizou a subida dos encargos com a construção do novo posto da GNR de Óbidos para mais de 2,2 milhões de euros, depois de todas as propostas apresentadas a concurso terem ultrapassado o preço base de 1,6 milhões. A decisão consta de um despacho publicado em Diário da República, que também prolonga o prazo de execução financeira da obra até 2027.
Segundo a Câmara de Óbidos, foi necessária uma revisão de preços devido ao aumento significativo dos custos de construção desde 2019, ano em que foi assinado o primeiro contrato administrativo para a obra, então orçada em menos de 800 mil euros. Em 2023, o valor já tinha sido revisto para 1,6 milhões de euros, mas o concurso lançado no ano passado acabou por receber propostas superiores em cerca de 25% ao preço base.
O novo quartel da GNR será construído num terreno cedido pela autarquia, na Quinta do Jardim, junto ao complexo desportivo municipal e às escolas. A obra vai permitir retirar os militares do centro histórico, melhorar as condições de trabalho e conforto, bem como aumentar o número de efetivos no concelho.
*Com agência Lusa
































