Governo falha modernização da linha do Oeste

0
1537

A promessa de que em 2019 seria lançado o concurso público para a modernização da linha do Oeste entre Meleças e Caldas da Rainha não se cumpriu pois apenas se concretizou aquele procedimento para o troço Meleças – Torres Vedras.
Em 23 de Julho o secretário de Estado dos Transportes, Jorge Delgado, anunciou nas Caldas da Rainha que o concurso público para a empreitada entre Torres Vedras e Caldas da Rainha seria lançado até Novembro, mas tal não veio a acontecer. Questionada pela Gazeta das Caldas, a IP diz que “solicitou a revisão do projecto, aguardando a sua entrega por parte da empresa adjudicatária”.
Já o concurso público para o troço Meleças – Torres Vedras, que viu o seu prazo prorrogado por mais 40 dias (concluídos em 10 de Dezembro), obteve propostas de nove empresas, as quais estão a ser agora analisadas pelo júri do concurso.
A IP, na sua habitual falta de transparência, não quis dizer à Gazeta das Caldas quais as empresas que concorreram.
A modernização da linha do Oeste até às Caldas da Rainha deveria estar terminada no segundo semestre de 2020, de acordo com o plano do governo, Ferrovia 2020.
Por parte da CP o serviço continua, no mínimo, bizarro. No passado domingo, uma automotora que circulava entre Lisboa e Caldas da Rainha, ficou retida na estação de Mafra por falta de gasóleo.