Governo investe na estabilização de taludes nas praias da Légua e Pedra do Ouro, em Alcobaça

0
796
Praia Pedra do Ouro. Foto: Rui Miguel Pedrosa / Slideshow - Facebook CM Alcobaça
- publicidade -

O Governo vai investir na estabilização de taludes nas praias da Légua e Pedra do Ouro, no concelho de Alcobaça, como parte de um pacote de obras de proteção e defesa do litoral português, num investimento total de 20,2 milhões de euros. A medida insere-se no Programa Operacional Sustentável 2030, que financia 13,9 milhões de euros destes projetos, com o restante valor a ser assegurado pelo Orçamento do Estado.

A intervenção nas praias do concelho de Alcobaça faz parte de um conjunto de 12 candidaturas aprovadas, destinadas à proteção costeira e à adaptação climática, contribuindo para a segurança das comunidades e a preservação ambiental. A intervenção nas duas praias visa a estabilização de taludes, de modo a mitigar o risco de desmoronamento e reforçar a resiliência dos mesmos.

Entre as restantes intervenções financiadas destacam-se o estudo de análise de custo-benefício para a proteção do talude de erosão do cordão dunar da Estela, a reabilitação de esporões costeiros em Ofir e Paramos, a reabilitação estrutural do muro costeiro da Praia de Lavadores, em Vila Nova de Gaia, estudos e execução para proteção das áreas de Esmoriz e Furadouro, o projeto para minimizar o risco de arribas na Praia da Calada, Mafra, a contenção de arribas entre a Praia da Bafureira e Parede, Cascais, a alimentação artificial de areias nas praias da Costa da Caparica e S. João da Caparica, o desassoreamento da Lagoa de Albufeira, a reposição de sistemas naturais na Praia da Califórnia e Portinho da Arrábida, a renaturalização da Península do Ancão, Algarve, e a estabilização da arriba da Praia D. Ana, Lagos.

- publicidade -

Maria da Graça Carvalho, Ministra do Ambiente e Energia, sublinhou que “estes investimentos refletem o compromisso do Governo com um litoral mais resiliente e
preparado para enfrentar os desafios impostos pelas alterações climáticas”. Frisando que a proteção do litoral é uma prioridade nacional, a ministra acrescentou que “este é mais um passo fundamental para assegurar a qualidade de vida das gerações futuras e posicionar Portugal como líder na adaptação climática na Europa”.

- publicidade -