Há 39 praias no Oeste com o Galardão de Ouro da Quercus

0
2045
12 Praias “Qualidade de Ouro” - Gazeta das Caldas
As praias da Foz do Arelho garantem “qualidade de ouro”

A Quercus atribuiu o Galardão de Ouro a 381 praias nacionais, que distingue a qualidade da água balnear, e 39 praias do Oeste foram consagradas, de todos os sete concelhos costeiros da região.

Nas Caldas da Rainha, vão ostentar o Galardão ambas as praias da Foz do Arelho, Mar e Lagoa. A Lagoa de Óbidos tem ainda uma terceira praia distinguida pela qualidade da sua água, a do Bom Sucesso, no concelho de Óbidos. Além desta praia, a Quercus destaca no concelho obidense a qualidade da água das praia da Praia D’el Rey e Rei do Cortiço.

A Norte, em Alcobaça há quatro praias distinguidas: Água de Medeiros, Légua, Pedra do Ouro; e Polvoeira. Na Nazaré, vão receber o galardão as praias da Nazaré e do Salgado.

O concelho de Peniche tem 11 praias cuja água mereceu a distinção: Baleal Campismo; Baleal Norte; Baleal Sul; Consolação; Consolação Norte; Cova da Alfarroba; Gamboa; Medão – Supertubos; Peniche de Cima; Porto da Areia Sul; e S. Bernardino.

Torres Vedras é o concelho com mais praias de Ouro quanto à qualidade da água, cinco delas em Santa Cruz (Amanhã, Centro, Física, Mirante e Pisão), sendo as restantes as praias Azul, Formosa, Navio, Porto Novo, Santa Helena e Santa Rita Norte e Sul.

Na Lourinhã, as praias Galardão de Ouro 2020 são a Areia Branca, Areia Sul, Peralta, Porto Dinheiro e Vale Mitão.

A Quercus tem em conta p+ara atribuir o Galardão de Ouro a qualidade da água excelente nas últimas cinco épocas balneares de 2015 a 2019, tendo todos os resultados das análises do ano passado sido de excelência quanto à presença de Enterococos intestinais e Escherichia coli. Além disso, na última época balnear não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência ou aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e ou interdição temporária da praia.