Há alguns espaços comerciais que vendem bens mais baratos e que se destinam a ajudar os mais necessitados
No Bairro Azul está a funcionar a Garagem Solidária, um projeto que visa apoiar carenciados.
Deste projeto faz agora parte o Espaço Solidário, onde antes funcionou uma loja de roupa, e que agora se destina apenas a vender, a preços modestos, bens relacionados com a época natalícia.
Não faltam árvores, luzes e decorações apropriadas a estes dias.
“Vendemos aqui peças novas e semi-novas”, disse Everton Lopes, o responsável pelos dois espaços e mentor deste projeto de ajuda social, que funciona em vários países e que agora também apoia quem chega às Caldas e precisa de quase tudo. Na loja de Natal, por vezes, “até doamos esses artigos a famílias carenciadas, porque acreditamos que todos merecem viver o espírito do Natal”, rematou o responsável.
Loja da Liga na Rodoviária
Quem esteve na manhã de sábado, na antiga bilheteira da Rodoviária, logo a seguir ao café Capristanos, constatou a azáfama de quem quis ser dos primeiros a ver o que a Liga dos Amigos do Hospital do Centro Hospitalar das Caldas tinha para vender. “Temos um pouco de tudo!”, disse Manuela Paula, a presidente da Liga, explicando que, para angariar fundos, vendem peças e produtos que lhes são doados ao longo do ano. Vendem livros, jogos, artesanato, ervas aromáticas, peças feitas em croché, bijuteria, peças de cerâmica e vidro, compotas e muitos brinquedos.
Esta entidade tem uma loja solidária, Espaço Rainha, a funcionar no Bairro Azul, próximo da Linha do Comboio, encostada à Padaria Viola.
“Temos falta de fraldas (para crianças, adultos e deficientes) e também de produtos de higiene”, disse a responsável. A Liga atende uma média de 17 pessoas, que levam bens para as suas famílias. A maioria são estrangeiros que vêm viver para as Caldas.
A Liga tem perto de 70 elementos e continua o seu trabalho de assistência voluntária no hospital. Apoiam quem vai às consultas, servem chá e bolachas e também compram equipamentos que depois são oferecidos ao Hospital das Caldas. “Agora pediram-nos dois novos televisores para a Cirurgia para substituir as que se avariaram”, contou a responsável, acrescentando que têm adquirido esterilizadores que foram necessários para a urgência e para o internamento da pediatria.
A loja de Natal solidária da Liga dos Amigos do Centro Hospitalar das Caldas abre às 10h00 e funciona até às 18h30. ■