Há presépios caldenses para todos os gostos

0
540
Nos Vidais, só o presépio da Junta é que não está a concurso
- publicidade -

Cidade e concelho apresentam presépios de vários autores e materiais. Nos Vidais decorre um concurso que é um chamariz para os visitantes

Na sexta-feira, 10 de dezembro foi apresentado, junto à Capela do Espírito Santo, no Largo João de Deus, o novo presépio da União das Freguesias das Caldas – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório. É da autoria de David Cascalheira e foi oferecido pelo autor à Junta. O presépio, que foi feito no interior de um tronco de árvore, tem 2 metros de altura e um de diâmetro. E o tronco que iria para o lixo ou para uma fogueira foi transformado em arte e pode ser apreciado no exterior da capela.
“Usei o cepo de um plátano e trabalhei o seu interior”, disse David Cascalheira, o autor da peça, conhecido modelador de várias fábricas de cerâmica como a Secla. “Foi bom corresponder a este desafio de fazer um trabalho de entalhador”, acrescentou o caldense, mais habituado ao trabalho de modelação e de fundição.
David Cascalheira quis oferecer o seu trabalho à União de Freguesias e desta forma homenagear o avô paterno, que viveu no Largo João de Deus. No presépio deste autor, de 66 anos a única figura em relevo é o Menino Jesus, pois as restantes encontram-se “escavadas” no interior do tronco. A peça, que demorou menos de uma semana a realizar, ainda possui uma estrela entre a Maria e o José, assim como se encontram presentes o burro e a vaca.
Pedro Brás, o presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, revelou que o presépio pré-existente “não estava em condições, pois foi vandalizado”, pelo que lançou o repto a David Cascalheira para executar um novo. “Aqui está um belo trabalho!”, rematou o autarca.

Land Art no Coreto
A 3 de dezembro foi inaugurado, no coreto Parque D. Carlos I, o Presépio Land Art, criado pelos autores Rita Silva, Sónia Wendl e Uli Wendl.
“Somos a equipa Land Art e este já é segundo ano que fazemos um presépio com materiais naturais”, disse Rita Silva, uma das autoras deste presépio que vai estar patente durante a época natalícia no Parque.
O presépio foi concretizado a partir de uma peça única de madeira proveniente da Mata e posteriormente foi feita a iluminação e decoração natalícia (com folhas e vime), numa iniciativa destes três autores que teve o apoio da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório. O trabalho no coreto vai também contar com canções de Natal.
Segundo Rita Silva, este grupo que trabalha com os materiais naturais que já não são necessários, reaproveitando e dando-lhes nova vida. “Gostaríamos de, no futuro, ter um espaço na cidade para fazer iniciativas ligadas a este tipo de arte que também está muito ligada ao registo”, disse a autora, que quer fazer exposições virtuais deste género que liga arte e natureza.

- publicidade -

Presépios de volta aos Vidais
Já nos Vidais está a decorrer o 7º Concurso “Presépios da Minha Aldeia”. Ao todo, há 13 presépios a concorrer em vários locais daquela freguesia.
“Estamos muito satisfeitos por poder retomar esta iniciativa”, disse Rui Henriques, o presidente da Junta de Freguesia dos Vidais, agradado com o facto de ter sido possível retomar o evento, que parou em 2020 por causa da pandemia.
“Esta é uma forma de promover a freguesia e de unir as pessoas”, explicou o autarca, acrescentando que os habitantes estão motivados nesta realização. Muitos jovens têm saído da freguesia para viver na cidade das Caldas e esta “é uma forma de convidar as pessoas a conhecer as nossas aldeias”, explica.
Este ano há um novo participante, o que para Rui Henriques é bom sinal, “pois quantos mais participantes, melhor”.
Os presépios medem 4 por 4 metros e são muito diversificados. A maioria é feita com materiais recicláveis desde serapilheira, rolhas de cortiça, trabalhos em madeira e até com ponto de cruz. Cada lugar da freguesia “tem imenso brio em apresentar boas propostas”, explica o presidente da Junta.
A mostra de Presépios vai estar patente até 6 de janeiro e no sábado seguinte decorrerá a cerimónia de entrega dos prémios.
Os seis primeiros serão diferenciados enquanto que, a partir do 7º lugar, ficam todos ex-aequo. Estão a participar O Colégio Brinquinho, situado na Matoeira, a ADR Mosteiros (em frente à capela), a Paróquia (presépio junto à Igreja paroquial), o Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Piedade dos Vidais (Largo Nossa Senhora da Piedade), Moradores da Ribeira de Crastos (EN114 junto à escola primária), Cantinho dos Avós (EN114 – Ribeira de Crastos), a ARCD Casal do Rei (junto à igreja), a ACRD Arco da Memória (junto à associação), Moradores da Rabaceira (junto à capela), Moradores dos Casais da Igreja (junto à capela), ADL Carrasqueira (na Rua Santta Bárbara, na antiga escola primária), Amigos de Cortém (Rua João Alves, Largo dos Moinhos) e a ARC Matoeira (Fonte das Lágrimas). O presépio da Junta não está a concurso e poderá também ser apreciado até ao dia de Reis. ■

- publicidade -