A tradição de fazer o presépio quando se aproxima o Natal vem de longe e continua bem patente na região. De diversos tamanhos, formas e materiais, a representação do nascimento de Jesus Cristo continua a ser feita em diversos locais, convidando os visitantes a uma visita e, até, à possibilidade de comprar uma peça para levar para casa.
Gazeta das Caldas dá-lhe a conhecer onde e quando poderá apreciar estas exposições, ressalvando que há muitos mais presépios para ver na região.
Caldas da Rainha
Os “Presépios da minha Aldeia” voltam aos Vidais a 8 de Dezembro. A sexta edição do concurso que envolve o trabalho de cerca de duas centenas de habitantes da freguesia conta este ano com 11 presépios espalhados pelos vários lugares da freguesia. Os mais votados recebem um prémio monetário.
A rota de presépios será inaugurada no dia 8 de Dezembro, pelas 18h00, com ponto de encontro junto à sede da junta de freguesia, que também fará um presépio, mas que não se encontra a concurso.
O presépio reciclado voltará a decorar o jardim Francisco Almeida Grandella, ao lado da sede da Junta de Freguesia da Foz do Arelho. Em cerca de dois mil metros quadrados de exposição, os visitantes poderão apreciar cerca de mil figuras que recriam cenas do nascimento de Cristo e várias profissões. Este pode ser visitado entre os dias 7 de Dezembro e 6 de Janeiro.
No jardim em frente à sede do Grupo Desportivo da Fanadia pode ser vista uma Sagrada Família de grandes dimensões criada pelo artista caldense Bruno Prates. Trata-se de uma homenagem do autor ao que considera ser a “Sagrada Família” composta por gentes “da terra, gentes do folclore e gentes da Fanadia”.
Óbidos
O convento de S. Miguel voltará a receber a grande exposição de presépios, entre os dias 7 e 29 de Dezembro. Este ano está prevista a presença de cerca de 80 artistas, que irão expor perto de duas mil peças de vários tamanhos e feitas em diversos materiais.
A mostra, que já é uma referência a nível nacional para os coleccionadores, inaugura a 7 de Dezembro pelas 15h30. Depois poderá ser visitada entre as 14h30 e as 18h00, com entradas livres.
“Há expositores que participam desde a primeira edição”, refere o presidente da Junta de Freguesia das Gaeiras, Luís do Coito, dando nota da elevada procura de artistas em participar na mostra.
Já no próximo dia 1 de Dezembro será inaugurado o presépio animado das Gaeiras, exposto no nº 15 da rua de Santo António. A cerimónia está prevista para as 15h00, e contará com a presença da Orquestra Juvenil da Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense.
O presépio reúne mais de 700 figuras, muitas delas animadas, em cerca de 20 metros quadrados. O seu autor, Ricardo Roque, de 29 anos, construiu para esta edição uma bomba de água antiga, de grandes dimensões, a ser puxada por um homem. As figuras, na sua maioria de movimento, e de edições anteriores, vão estar numa estrutura de madeira, coberta de musgo natural. Ricardo Roque começou a preparar o presépio em Setembro, com ajuda de amigos, vizinhos e familiares.
A entrada para o espaço também está decorada com um castelo, a “lembrar Óbidos”, conta o jovem. Estão também em exposição obras de 30 artistas da região e também de Lisboa.
A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 18h00, e, aos fins de semana e feriados, das 14h30 às 19h00. As entradas são livres.
Cadaval
No próximo dia 1 de Dezembro, pelas 18h30, será inaugurado um presépio de grandes dimensões no Mercado Municipal. Com uma área total de cerca de 120m2, o presépio é composto por mais de 500 figuras e é da autoria de Rui Martins.
Para além de musgo, o pedreiro de construção civil, residente em Alguber, utiliza na montagem materiais diversos como tijolos, terra de jardim, areia (fina e grossa), troncos de árvores, espuma, esferovite, pedras rústicas, tábuas, ripas de madeira, entre outros.
O presépio que este ano irá estar em exposição no Mercado Municipal durante o mês de Dezembro, já passou, em anos anteriores, pela associação de Alguber e ainda pelas localidades de Gaeiras, Óbidos e Alenquer. Poderá ser visitado durante a semana, das 10h00 às 18h00, e, de sexta a domingo, das 10h00 às 19h00.
Rio Maior
Nas salinas de Rio Maior será possível visitar os presépios de sal entre 30 de Novembro e 6 de Janeiro. Desde 2012, quem por ali passa por esses dias pode apreciar os presépios feitos de sal nas pequenas casinhas de natal, onde os lojistas criam os seus próprios presépios e os estabelecimentos de restauração e bebidas participam com menus dedicados a esta quadra.
A neve é substituída pelo sal, proporcionando aos visitantes uma experiência única. Há presépios de sal, visitas guiadas, animação, música, comboio turístico, artesanato e gastronomia. Os mais novos têm à sua espera o Pai Natal e as suas renas e duendes.































