A Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS do Oeste) anunciou a aprovação da candidatura para a recuperação e conservação das fachadas e coberturas do Hospital de Caldas da Rainha, no âmbito do Fundo de Reabilitação e Conservação Patrimonial (FRCP/ESTAMO).
O investimento total ascende a 784.263,99 euros, com 80% da despesa elegível a ser financiada pelo fundo, o que corresponde a 627.411,19 euros. A intervenção tem como objetivo garantir a segurança, funcionalidade e qualidade estética do edifício, sem comprometer o normal funcionamento da unidade hospitalar.
As obras incluem a limpeza e substituição de telhas, impermeabilização de caleiras e a reabilitação das fachadas, com pintura, eliminação de eflorescências salinas e aplicação de isolamento térmico em algumas áreas.
Segundo a ULS do Oeste, a intervenção visa “melhorar a eficiência energética do hospital, reforçar a impermeabilidade das fachadas e coberturas, e manter a estrutura do edifício em condições adequadas de segurança e estética, contribuindo para o conforto e bem-estar de todos os profissionais e utentes do hospital”.
As obras deverão decorrer ao longo do ano de 2026.