Decoração nas ruas alude às rainhas que passaram pela vila
Óbidos inaugurou a sua iluminação de Natal ao início da noite de sexta-feira, 15 de novembro, na Igreja de Santiago. O Saint Dominic’s Gospel Choir marcou a cerimónia, interpretando melodias de Natal e, na Praça de Santa Maria, começou a funcionar a Praça da Estação com um comboio de Natal e distribuição de sonhos e café, num convívio imbuído de espírito de Natal.
Este ano, a iluminação foi alterada, estendendo-se a “todo o contorno das muralhas que rodeiam a vila de Óbidos com grinaldas de tecnologia Led de alta qualidade, que irão criar um efeito de castelo encantado”, explica a autarquia. Também as igrejas de Santa Maria e de Santiago estão iluminadas com este tema, proporcionando uma maior simbologia da importância do Natal como época festiva, realçando as tradições de celebração junto a estes monumentos. A rua principal, Rua Direita, tem uma nova decoração em memória das rainhas que passaram pela vila, realçada por aros de luz que remetem para as coroas destas soberanas e por panos de veludo vermelho que aludem às vestes de suas majestades.
Tratou-se de um investimento de 75 mil euros que, de acordo com a autarquia, será diluído pela utilização nos próximos anos, como aconteceu com a iluminação utilizada até ao ano passado. A iluminação irá manter-se até meados de janeiro. Com o arranque do evento Óbidos Vila Natal, a 6 de dezembro, haverá mais iluminação no seu interior. Nesta altura, também as rotundas de Óbidos serão iluminadas com motivos de Natal, nomeadamente árvores de Natal e arabescos de gelo.
Já a partir de 6 de dezembro arranca mais uma edição da Vila Natal, que este ano conta com atrações que celebram a magia dos reinos das fadas e dos elfos. Os visitantes, que são convidados a “vivenciar” experiências ligadas aos encantos e feitiços, poderão passar na Aldeia dos Penteadores ou no Estúdio das Fadas para uma mudança de visual. Pelo recinto é possível encontrar a Cabana do Pai Natal, o carrossel da Árvore de Natal e o comboio que convida a um passeio pelo cenário de época. Os mais destemidos poderão descer a Montanha Gelada, deslizar na Pista de Gelo ou brincar no Parque da Aventura Encantada. Haverá espetáculos de teatro, dança e artes circenses e um mercado de Natal, com bancas de artesanato e gastronomia típica da época.
O evento encerra nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro e o bilhete geral custa 10 euros ou 8 euros para crianças com idades compreendidas entre os três e os 11 anos. Há ainda descontos para grupos, estudantes e seniores. ■