Implementação de zonas 30 junto a todas as escolas da cidade

0
273
Já está a ser colocada a sinalização das zonas 30 junto das escolas

Limitar a velocidade junto dos locais com mais peões, promover o uso do transporte público e retirar os carros do centro da cidade são algumas das propostas

Até ao final do ano, será colocada sinalização horizontal e vertical a limitar a velocidade máxima aos 30 quilómetros/hora junto a todas as escolas da cidade das Caldas da Rainha. A autarquia já contratualizou com uma empresa a pintura no chão e a colocação de sinais junto de todos os estabelecimentos de ensino, dando conta das zonas 30. “Mais do que reagir é prevenir e sensibilizar os condutores que, em zonas de maior utilização pedonal, deve de haver mais cuidado”, explicou o presidente da Câmara das Caldas, Vítor Marques, à Gazeta das Caldas. De modo a melhorar a mobilidade pedonal, junto das escolas, está a ser feita uma intervenção em cerca de 80 passadeiras.
A decorrer está também um estudo para definir as linhas do TOMA. A autarquia aguarda a sua conclusão, para o final do ano, mas Vítor Marques acredita que terá de haver uma ampliação da linha, entre outras alterações, que gostaria de implementar “já no próximo ano”. Também até ao final do ano deverá ficar concluído outro estudo de mobilidade, este orientado para a definição de lugares de estacionamento, colocação de parcómetros, alteração de ruas para sentido único e também a possibilidade de passagem de algumas delas a pedonais. Com o objetivo de retirar veículos do centro da cidade, e englobado no estudo de definição das linhas do TOMA, a autarquia está em negociações para a aquisição de terrenos para estacionamento gratuito na zona dos Texugos.

O TOMA é gratuito durante a SEM e no seu interior são passados videos de sensibilização

Bicicletas elétricas alocadas aos alunos da ESAD.CR
As Bicicletas Rainha serão alocadas aos alunos da ESAD.CR, que irão residir no Centro de Formação do Coto. Esta solução para a cedência de instalações (num total de 44 camas) é resultado de um protocolo entre o IPL, ESAD.CR e CCDR, como resposta ao alojamento dos alunos no decorrer do encerramento das residências universitárias que existem na cidade, para obras de melhoramento e ampliação. O município está a fazer obras de requalificação nos quartos, nomeadamente ao nível de pintura, colocação de chão e, em alguns casos, de impermeabilização, e disponibiliza as bicicletas elétricas para a deslocação dos estudantes entre o edifício, no Coto, e a escola.
No que respeita ao uso público da bicicleta, e tendo em conta “a difícil resolução do problema”, relacionado com o sistema informático das Bicicletas Rainha, a Câmara está a preparar uma candidatura para um novo sistema de bicicletas elétricas.

Uma exposição de veículos elétricos na Praça 25 de Abril

Semana da Mobilidade
Até domingo, decorrem diversas iniciativas integradas na Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que tem por tema “Combina e Move-te!” . Amanhã, 20 de setembro, a Rua Heróis da Grande Guerra estará encerrada ao trânsito para acolher atividades lúdicas para as crianças. Na manhã do dia seguinte decorrerá uma caminhada para conhecer a fauna e flora da Reserva Natural do Paul de Tornada e, no Largo 1º Sargento Peixoto, terá lugar um piquenique comunitário.
No domingo, Dia Europeu sem Carros, o trânsito estará interdito na Rua Heróis da Grande Guerra. Nessa rua e na Rua Miguel Bombarda haverá um percurso com equipamentos de mobilidade reduzida e, entre o cruzamento com a Rua Eng. Duarte Pacheco e a Rua Coronel Soeiro de Brito, decorrerão atividades desportivas. Haverá ainda um percurso de bicicleta pela cidade e, no Chão da Parada, decorrerá uma cãominhada solidária com recolha de donativos. O TOMA é gratuito durante a semana. ■