IPL com mais cinco vagas e dois novos cursos

1
744
- publicidade -

ESAD-(1)Está a decorrer, até 7 de Agosto, a primeira fase de candidaturas ao ensino superior, na qual o Instituto Politécnico de Leiria apresenta 1900 vagas, mais cinco do que no ano passado. A ESAD mantém as 330 vagas que tinha o ano passado, que habitualmente preenche quase na totalidade logo na primeira fase de acesso.
O curso de Design Gráfico e Multimédia continua a liderar no número de vagas (80 em regime diurno e 25 pós-laboral), seguido de Som e Imagem (65 em regime diurno e 25 pós-laboral), Artes Plásticas (50), Design Industrial (35), Design de Interiores (30), Teatro (25) e Design de Produto – Cerâmica e Vidro (20).
O IPL oferece ainda um total de 334 vagas na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, 721 lugares na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 280 na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Peniche), e 235 na Escola Superior de Saúde (ESSLei).
Os cursos que se destacam com um maior número de vagas são Engenharia Informática (120 lugares) e Gestão (102 lugares), da ESTG, Design Gráfico e Multimédia (105 lugares), da ESAD.CR, e Enfermagem (85 lugares) na ESSLei.Biotecnologia em Peniche

Entre as 43 licenciaturas estão agora os cursos de licenciatura em Biotecnologia (na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche) e em Ciências da Informação para a Saúde. Segundo Nuno Mangas, presidente do IPL “todos os anos adequamos as vagas à procura, com alguns ajustes necessários, de forma a correspondermos às expectativas dos estudantes e às solicitações do mercado de trabalho”.
A nova licenciatura em Biotecnologia pretende reforçar a oferta do IPL nesta área, tendo em conta o seu grande desenvolvimento e o número de projectos de investigação aplicada existentes no Centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D), Formação e Divulgação do Conhecimento Marítimo, inaugurado recentemente em Peniche.
O curso tem como objectivo formar profissionais com competências técnicas e científicas necessárias para a sua integração em empresas de base biotecnológica, nomeadamente nas áreas agroalimentar, marinha, farmacêutica, biomedicina ou ambiental.
A formação será ministrada na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, e pode também capacitar os profissionais para o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras de índole empresarial, e reforçar a ligação entre a investigação aplicada e o desenvolvimento de novos produtos.

A licenciatura de Ciências da Informação em Saúde resulta da parceria entre a Escola Superior de Saúde (ESSLei) e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), que visa a formação de profissionais com sólidos conhecimento na área da Saúde e dos Sistemas de Informação em Saúde, e a correcta utilização de Tecnologias e Sistemas de Informação (TSI).
Inclui ainda a parametrização e utilização de TSI de suporte à saúde pública, aos processos e à prática de cuidados de saúde, integrando as normas e tecnologias específicas aplicadas ao armazenamento, acesso seguro, transmissão e correcta visualização de dados de saúde.
O novo curso tem uma vertente muito prática, com o desenvolvimento de estudos e projectos em parceria com organizações de saúde e de instituições Além da nova oferta formativa, o IPL alterou a designação de dois cursos: a licenciatura em Comunicação Social e Educação Multimédia, ministrada na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, passa a chamar-se Comunicação e Media, e a licenciatura em Engenharia Electrotécnica, da ESTG, passa a ser designada por Engenharia Electrotécnica e de Computadores.
Menos vagas no distrito de Santarém
O Instituto Politécnico de Santarém reduz o número de vagas de 1031, em 2014, para 896, nas suas cinco escolas. O Instituto Politécnico de Tomar mantém 477 lugares, nas suas três escolas, como o ano passado.
A Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém é a que oferece mais vagas (297), seguida da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (251), da Escola Superior de Tecnologia de Tomar (233), da Escola Superior Agrária de Santarém (173 vagas), da Escola Superior de Educação de Santarém (167), da Escola Superior de Gestão de Tomar (129), da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (115) e da Escola Superior de Saúde de Santarém (80).
As candidaturas para o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior decorrem online no site da Direcção Geral de Ensino Superior (www.dges.mctes.pt).
Os Serviços Centrais do IPL, na rua General Norton de Matos, em Leiria, e a ESAD, nas Caldas da Rainha, têm a funcionar gabinetes de apoio às candidaturas, nos dias úteis entre as 10h00 e as 17h00 horas, em Leiria, e das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00, nas Caldas da Rainha.

- publicidade -

1 COMENTÁRIO