Já arrancou a obra para a construção da nova igreja das Gaeiras

0
540
A caricatura de Cristiano Ronaldo será vendida em leilão na internet para angariar fundos para o novo templo

A passagem do jogador Cristiano Ronaldo por Óbidos, além de alegrar os seus fãs nos treinos da selecção, também poderá deixar uma marca mais duradoira, contribuindo para a construção da igreja das Gaeiras. A ideia partiu de Eduardo Silva, presidente daquela Junta de Freguesia, que pediu à ceramista Paula Clemente para fazer a caricatura do jogador português em barro. No último dia de treino aberto, o autarca conseguiu chegar à fala com Cristiano Ronaldo, mostrou-lhe e peça e pediu-lhe para a autografar. “O Cristiano Ronaldo riu-se e chamou até o colega, Pepe, para a ver”, conta Eduardo Silva, acrescentando que a peça será agora colocada nos leilões on-line para ser vendida.
O também membro da Comissão para a Construção da Igreja acredita que se o Europeu de Futebol correr bem à equipa lusa, a caricatura de Ronaldo poderá atingir um valor elevado devido à sua fama reconhecida a nível internacional.
A obra de construção da nova igreja das Gaeiras já começou a 1 de Junho e deverá estar pronta dentro de um ano. Com um custo de 443 mil euros mais IVA, o templo vai ser construído pela empresa beneditense A. Mendes Henriques, que, apesar do santo destino da obra, teve um percalço pois foi-lhe roubada a retroescavadora que tinha guardado no estaleiro da Junta de Freguesia. A máquina, de grandes dimensões, foi furtada durante a madrugada de domingo e até hoje ainda não apareceu.
A Comissão para a Construção da Igreja já realizou diversas iniciativas para a obtenção de fundos para a obra, nomeadamente festas, um concerto do Padre Borga, uma venda de castanhas oferecidas pela Casa das Gaeiras, venda de peças de crochet e de pão cozido ao domingo no Largo do Mercado. As iniciativas vão continuar com o peditório à população a partir de Outubro e outras acções pontuais.
A comissão também conseguiu vender os seis mil metros quadrados de terreno (para onde esteve prevista anteriormente a construção da igreja) à empresa de construção beneditense, pelo valor de 90 mil euros.
Juntando este valor ao das receitas das iniciativas já realizadas e ao apoio da Câmara de Óbidos (que assumiu o custo de metade da obra) a comissão já tem dinheiro para construir o edifício, faltando agora obter o suficiente para o IVA, que ascende a perto de 100 mil euros.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

Meio milhar de pessoas no terço vivo
Cerca 500 pessoas participaram no passado dia 27 de Maio no terço vivo que se realizou no Jardim do Convento de S. Miguel em Gaeiras. Apenas iluminado com a luz das velas e dos archotes, o grupo rezou os cinco mistérios do rosário, saindo depois em procissão, pelas ruas da vila até à Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, culminando com a cerimónia do adeus.
“As pessoas envolveram-se e foi um evento de todos, muito bem conseguido”, disse Eduardo Silva, presidente da Junta de Freguesia das Gaeiras, que colaborou na iniciativa, juntamente com a Câmara de Óbidos.

F.F.